Terça-feira terá tempo nublado e chance de chuva isolada
Sol deve aparecer entre nuvens em grande parte do território gaúcho. Em grande parte do Estado, o dia será agradável, com aquecimento mais intenso nas regiões Oeste e Noroeste.

Foto: São Marcos Online
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 16. Porém, conforme a MetSul Meteorologia, parte do estado pode registrar períodos de maior nebulosidade, especialmente no Nordeste, incluindo a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, onde há chance de chuva fraca ou garoa, principalmente durante a madrugada.
No Oeste e no Sul, onde as temperaturas ficam mais baixas, há possibilidade de neblina e nevoeiro no início do dia, e nuvens baixas podem provocar chuvisco leve.
Em grande parte do Estado, o dia será agradável, com aquecimento mais intenso nas regiões Oeste e Noroeste.
Clima na segunda quinzena de setembro
A segunda quinzena de setembro no Rio Grande do Sul manterá características típicas do inverno, com chuva e frio, segundo a MetSul Meteorologia.
É comum que o início da primavera ainda apresente traços do clima invernal, embora os dias frios se tornem gradualmente menos frequentes. A primeira quinzena registrou chuva acima da média em partes do Oeste e da faixa central, enquanto Sul e Norte ficaram próximos ou abaixo da média histórica.
Estações em São Borja, Alegrete, Candelária, Teutônia, Maçambará, Santo Antônio das Missões e Giruá já acumularam mais de 200 mm, e Porto Alegre registrou 115 mm no Jardim Botânico.
A previsão indica que setembro terminará com chuva acima da média em várias regiões, podendo chegar a 100–200 mm nos próximos 15 dias, elevando o risco de cheias. Um episódio intenso de instabilidade com temporais é esperado entre o fim desta semana e início da próxima, trazendo raios, granizo e vendavais isolados.
As temperaturas ficarão próximas ou acima da média até o dia 21, depois cairão com a chegada de uma massa de ar frio, podendo provocar geadas tardias. No final do mês, o frio diminui e alguns dias quentes devem ocorrer, mas sem calor excessivo.