/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Em 12 meses, polícia de São Marcos retira de circulação 25 armas de fogo

Número de armas apreendidas em São Marcos em um ano evidencia atuação preventiva contra violência armada

Atualizado em 15/09/2025 às 11:09, por Angelo Batecini.

Em 12 meses, polícia de São Marcos retira de circulação 25 armas de fogo

Em operações integradas, Polícia Civil e Brigada Militar estão intensificando a sensação de segurança na cidade. Foto: divulgação Brigada Militar

As forças de segurança que atuam em São Marcos apreenderam 25 armas de fogo ao longo dos últimos 12 meses, em diferentes operações, fiscalizações, abordagens e investigações. O número consolida um esforço contínuo no combate à criminalidade e reforça o compromisso das polícias com a segurança da comunidade.

Operações que mais se destacaram

Dentre os casos mais importantes ocorridos neste período, alguns se destacam pelo calibre das armas, quantidade de munições ou pela complexidade das investigações:

Operação Trama (Polícia Civil): realizada em maio, com cumprimento de mandados em várias residências no município. Foram encontradas espingardas e munições em casas sem registro legal, e duas pessoas presas em flagrante por posse irregular de armas.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Residência no bairro Michelon: em 13 de maio, um mandado de busca resultou na apreensão de arsenal variado pertencente a um homem de 63 anos: carabina calibre .22, espingarda calibre 12, pistola 9mm, duas espingardas de pressão, além de munições compatíveis.

Quarta arma em 16 dias (Brigada Militar): no dia 26 de janeiro, no bairro Henrique Pante, durante patrulhamento, uma pistola “marca americana” com carregador contendo seis munições intactas foi apreendida.

Três armas em menos de 10 dias (Brigada Militar): em janeiro, em operações diferentes, foram apreendidas três armas de fogo — incluindo um revólver calibre .38 com munições intactas e deflagrada, e dois casos com armas em ocorrências de ameaça e disparo.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

O que esse balanço mostra

A quantidade de 25 armas retiradas de circulação em 12 meses demonstra que as forças de segurança de São Marcos têm intensificado ações de prevenção e repressão.

Os casos destacados evidenciam que não se trata apenas de apreensão de armas pequenas ou de calibre inferior: há armas de maior porte, em quantidade de munições considerável (como no caso da pistola com seis munições), e até variação de tipo de armamento (espingardas, pistolas, carabinas).

Muitas apreensões foram resultado de operações integradas, investigações e mandados judiciais — não meramente abordagens de rotina — o que sugere uma atuação estratégica.

Impacto para a comunidade

As autoridades afirmam que a remoção dessas armas das ruas tem impactos diretos na redução dos riscos de violência, aumentando a sensação de tranquilidade entre os moradores. Cada arma apreendida representa uma potencial agressão a menos, um disparo urbanístico ou doméstico evitado.