Operação Verão Total 2025/2026 inicia com reforço de 930 guarda-vidas no litoral e balneários do RS
Atividade começa com reforço de motos aquáticas e quadriciclos, permitindo mobilidade e cobertura preventiva mais eficientes
Salva-vidas receberam treinamento técnico e físico específicos para a função - Foto: Ascom SSP-RS
A partir desta segunda-feira (1º/12), veranistas e turistas que frequentarem o Litoral Norte, o Litoral Sul e os balneários de água doce do Rio Grande do Sul passam a contar com a atuação reforçada de guarda-vidas para a temporada de verão. A Operação Verão Total 2025/2026, instituída por decreto do governador Eduardo Leite, mobiliza 930 servidores, entre bombeiros militares, policiais militares e guarda-vidas civis.
A operação foi planejada para aumentar a segurança de banhistas em um período marcado pelo crescimento no fluxo de visitantes, impulsionado pelo fim do ano letivo e pela proximidade das festas de fim de ano. Todas as praias do Litoral Norte e quatro pontos no Cassino e em São José do Norte, no Litoral Sul, receberão reforço operacional, incluindo o uso de motos aquáticas e quadriciclos, que ampliam a agilidade e a capacidade de monitoramento das equipes.
Formatura e recertificação de novos guarda-vidas
Na última semana, o Corpo de Bombeiros Militar do RS realizou a formatura de 72 novos guarda-vidas civis temporários, que passaram por treinamento intensivo. A capacitação abordou atendimento pré-hospitalar aquático, técnicas de salvamento e resgate, avaliação de graus de afogamento, procedimentos operacionais, prevenção e natação utilitária.
Além dos novos profissionais, 216 guarda-vidas civis foram recertificados para retomar a atuação nesta temporada. Bombeiros militares e policiais militares também somam reforço após passarem por treinamento específico para desempenhar a função de guarda-vidas.
Planejamento reforça ações de prevenção
As equipes trabalharão com foco em áreas de maior risco, como regiões de mar aberto, proximidades de desembocaduras, barras e canais. O efetivo em cada praia foi distribuído de acordo com critérios técnicos que consideram o histórico de ocorrências, fluxo de banhistas e densidade populacional, com o objetivo de empregar os recursos de forma mais eficiente.
Na temporada passada, a corporação registrou 904 salvamentos, sendo 769 no Litoral Norte, 59 no Litoral Sul e 76 em águas internas — números que reforçam a importância da atuação preventiva.
Para reduzir ocorrências, os guarda-vidas orientam sobre cuidados essenciais, como:
Banhar-se apenas em áreas protegidas por guarda-vidas;
Manter crianças sempre próximas e identificadas;
Evitar entrar no mar sozinho ou utilizar boias infláveis;
Respeitar mudanças no mar e não mergulhar de cabeça em locais desconhecidos;
Manter a calma em caso de correntes e nadar paralelo à praia;
Evitar consumo de álcool antes do banho;
Utilizar protetor solar e buscar sombra nos horários de maior calor;
Seguir sempre as orientações dos guarda-vidas.
Com o início da operação, o governo estadual reforça o compromisso com a segurança dos banhistas e a prevenção de acidentes durante o período de maior movimento no litoral gaúcho.










