Ciclone extratropical traz chuva forte, rajadas intensas de vento e temporais com granizo ao RS entre terça (9) e quarta (10)
São esperados acumulados entre 150 e 200 mm no Sul, Costa Doce, Campanha e Litoral Norte, e de 60 a 120 mm nas demais regiões
Também há condições para queda de granizo e rajadas de vento intensas associadas a tempestades no Norte, Nordeste, Vales e Serra
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cmdec) atualizou nesta segunda-feira (8/12) as condições do tempo para os próximos dias no Estado. A atuação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul favorece chuva forte a localmente volumosa e rajadas intensas de vento, além de temporais isolados com queda de granizo entre terça (9/12) e quarta-feira (10/12).

-
Na terça-feira (9/12), chuva forte a pontualmente intensa atua em praticamente todo o território gaúcho, com acumulados podendo chegar a 120 mm/dia no Sul, na Costa Doce, Campanha e no Litoral Norte, e até 100 mm/dia nas demais regiões. A partir da noite, os ventos associados ao ciclone alcançam 80 a 100 km/h no Sul, na Costa Doce e nos Litorais Sul e Médio. Também há condições para queda de granizo e rajadas de vento intensas associadas a tempestades no Norte, Nordeste, Vales e Serra. O mar fica agitado.
Na quarta-feira (10/12), o ciclone avança para o oceano e favorece rajadas intensas de vento de 90 a 110 km/h no Sul, Litorais Sul e Médio e partes da Costa Doce, e 80 a 100 km/h em parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e extremo Nordeste. Além disso, as chuvas acompanhadas de trovoadas seguem intensas em áreas do Sul gaúcho, Costa Doce e Litoral Norte, com acumulados entre 60 e 100 mm/dia. Nas demais áreas da metade Leste, a chuva ocorre com fraca a moderada intensidade, com volumes entre 30 e 50 mm/dia. O mar permanece agitado e com ressaca.
A tendência é que, na quinta-feira (11/12), o ciclone se desloque gradualmente para alto mar, mas ainda favoreça rajadas de vento entre 60 e 80 km/h no extremo Nordeste e no Litoral Norte, perdendo intensidade ao longo do dia. O mar segue agitado na costa e com ressaca. O tempo segue instável em algumas áreas, porém, sem transtornos associados aos volumes de chuva.

-
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade e crítico para níveis baixos, com destaque para o cenário de níveis baixos na metade sul do Estado. Em função das chuvas intensas previstas, com acumulados diários podendo atingir 100 mm/dia, é indicada a condição de ATENÇÃO e ALERTA para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, atentando para o risco de elevações bruscas em arroios e pequenos rios, alagamentos em áreas urbanas e enxurradas. Já os rios maiores devem apresentar elevações, mantendo-se abaixo de limiar de alerta para inundação em todas as estações do Estado.

-

-













