Ciclone deixa Estado em alerta para ventos de até 100 km/h e chuva volumosa nesta sexta-feira
Nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste há condição de tempestades mais severas
As regiões que mais devem ser afetadas são o Oeste, o Centro e a Metade Norte | Foto: São Marcos Online
O Rio Grande do Sul está em alerta diante da previsão de chegada de um ciclone extratropical nesta sexta-feira, 7. Conforme a MetSul Meteorologia, uma área de baixa pressão avança da Argentina para o Rio Grande do Sul e se intensifica em forma de ciclone sobre o Estado.
A chuva começa ainda na madrugada em algumas áreas e se espalha, podendo ocorrer até a manhã em todo o estado. Espera-se chuva forte, com volumes de 50 mm a 100 mm em 24 horas.
As regiões que mais devem ser afetadas são o Oeste, o Centro e a Metade Norte. Em Porto Alegre, a tendência é de chuva com maiores volumes da tarde para a noite. A temperatura fica entre 15°C e 19°C na Capital.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma alerta para a chegada do fenômeno nesta sexta-feira.
Rajadas de vento de até 100km/h
Temporais isolados com granizo e vendavais podem atingir o Noroeste e o Norte gaúcho. O vento também se intensifica, com rajadas fortes, sendo mais intenso da região da Lagoa dos Patos e Porto Alegre até o Litoral no final da tarde e à noite.
Grande parte do interior terá ventos ciclônicos de 50 km/h a 80 km/h, mas o vento mais intenso atingirá o Centro-Norte da Lagoa dos Patos e arredores, Sul da Área Metropolitana e os Litorais Médio e Norte (Mostardas a Torres).
Nestas áreas, rajadas de 80 km/h a 100 km/h com risco de picos acima de 100 km/h. Em Porto Alegre, 60 km/h a 80 km/h na maior parte da cidade, mas pela topografia podem ocorrer rajadas superiores. Mais ao Sul da capital, 80 km/h a 100 km/h. Vento ciclônico de 80 km/h a 100 km/h com picos superiores atingirá no sábado o Leste catarinense e áreas perto da costa em São Paulo.










