/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Chuva retorna nesta quinta-feira e marca início de período de instabilidade

Regiões Oeste, Centro, Noroeste e Norte do Estado devem ser mais afetadas

Atualizado em 16/10/2025 às 08:10, por Liliane Cioato.

A chuva retorna e marca o início de um período de instabilidade que deve se estender até o fim de semana

Depois de dias de sol e temperaturas agradáveis, o tempo muda nesta quinta-feira, 15, no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva retorna e marca o início de um período de instabilidade que deve se estender até o fim de semana, com risco de temporais isolados e a chegada de uma massa de ar frio.

A mudança começou já na madrugada, com chuva no Oeste gaúcho. Ao longo do dia, a instabilidade avança para outras regiões e se concentra principalmente entre o Centro, o Noroeste e o Norte do estado. Nessas áreas, há possibilidade de trovoadas, raios e até queda isolada de granizo.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Na Metade Sul, a chuva deve ser mais irregular e com volumes menores. No Leste, o aumento da nebulosidade será o destaque. Em Porto Alegre, a previsão indica tempo mais nublado, mas com pouca chance de chuva que, se ocorrer, deve ser passageira e fraca.

Próximos dias

Na sexta-feira, com a influência de uma área de baixa pressão, a chuva atinge a maior parte do estado, com instabilidade mais intensa novamente na Metade Norte. No extremo Sul, pode sequer chover.

No sábado, a instabilidade persiste em parte do território, especialmente entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte, enquanto o tempo começa a firmar nas demais regiões. O ingresso de ar frio trará vento forte, com rajadas entre 50 e 80 km/h em grande parte do estado — podendo ultrapassar esses valores nos Campos de Cima da Serra. Na capital, as rajadas devem variar de 50 a 70 km/h.

No domingo, o tempo finalmente melhora, com o retorno do sol e o avanço de uma massa de ar mais seco e frio.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

Os acumulados de chuva até sábado devem variar bastante: entre 100 mm e 150 mm em pontos da Metade Norte, enquanto no Sul o volume não deve passar de 10 mm a 20 mm.