Calor intenso persiste nesta terça-feira, com máximas perto de 40°C
Segundo a MetSul Meteorologia, mudança no padrão atmosférico só deve ocorrer na segunda metade da semana
Foto: São Marcos Online
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez nesta terça-feira, embora com nuvens esparsas ao longo do dia. Segundo a MetSul Meteorologia, o ar quente que atua sobre o estado se intensifica, elevando as temperaturas e mantendo o cenário de forte a intenso calor na maior parte do território gaúcho.
As máximas devem ficar em torno e acima dos 35°C em grande número de cidades. Na região Oeste, os termômetros podem se aproximar e, em alguns pontos, atingir até 40°C durante a tarde.
Ao longo da segunda metade da semana, o padrão atmosférico começa a mudar. O calor segue predominando, mas a atmosfera tende a ficar mais úmida e instável, o que reduz as temperaturas máximas em parte das cidades, sem aliviar a sensação de abafamento. Esse ambiente favorece o aumento da frequência de chuva, que pode ser localmente forte, além da ocorrência de temporais isolados.
O calorão favorece a formação, entre a tarde e a noite, de áreas isoladas de instabilidade. Esses sistemas podem provocar chuva típica de verão, com ocorrência localizada e, de forma pontual, episódios de chuva forte e temporais passageiros em algumas regiões do estado.
Milhões de gaúchos enfrentaram uma segunda-feira marcada por calor escaldante no Rio Grande do Sul, com temperaturas próximas dos 40°C em diversas cidades, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste, conforme já indicavam as previsões meteorológicas.
De acordo com dados de estações meteorológicas, São Paulo das Missões registrou a maior temperatura do dia, com 39,8°C. Também foram anotadas máximas de 38,8°C em Porto Xavier e Maçambará; 38,5°C em Doutor Maurício Cardoso; 37,8°C em Santa Rosa; 37,4°C em Porto Vera Cruz e Itaqui.
Norte da área metropolitana de Porto Alegre. A massa de ar quente vai persistir sobre o Rio Grande do Sul na segunda metade da semana, mantendo os dias quentes, mas haverá uma diferença. A massa de ar passará a ficar mais úmida e instável com máximas menores










