Volta às aulas na UCS: semestre letivo regular inicia na segunda-feira, dia 2 de março

0
378
Foto: Claudia Velho

Para quem ainda não é acadêmico o processo seletivo é contínuo a partir de prova de redação mensal – a próxima ocorre em 13 de março

Nesta segunda-feira, dia 2 de março, tem início o semestre letivo regular na Universidade de Caxias do Sul. Além dos alunos dos cursos de graduação, a Instituição também recebe os participantes do programa UCS Sênior. Já as aulas do Programa UCS Línguas Estrangeiras começam no dia 9 de março, e as atividades de extensão e pós-graduação seguem calendário específico a cada curso e oferta – com opções de formação ao longo de todo o ano.

Para quem ainda não é acadêmico e deseja estudar em uma das melhores universidades do Brasil, o processo seletivo é contínuo a partir de prova de redação mensal – a próxima ocorre no dia 13 de março – ou semanalmente, por meio do aproveitamento da nota da redação do Enem ou de vestibulares anteriores na UCS. O processo é seletivo contínuo, ainda, para transferências de outras instituições de ensino.

Além do ingresso nos cursos de graduação em qualquer momento do semestre, outra facilidade é a possibilidade de financiar 50% da mensalidade, pagando apenas após a conclusão do curso. Mais informações sobre condições de pagamento, crédito e financiamento podem ser consultadas em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (54) 3218-2145.

Com a oferta de ensino superior, atividades de extensão e formação continuada no Campus-Sede e no Campus 8, em Caxias do Sul, e nos campi de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, São Sebastião do Caí, Nova Prata e Guaporé, a UCS também mantém atividades em Flores da Cunha (com a Escola de Gastronomia), em Antônio Prado (com o polo de ensino presencial na FAP), em São Marcos (com uma unidade de formação continuada) e em Vila Maria, além da unidade UCS – Torres, que iniciou atividades no início deste ano.

Preparação para o semestre

Tradicionalmente, as semanas que antecedem a volta às aulas são de preparação na UCS. Professores e funcionários participaram, no dia 17 deste mês, do Encontro com a Reitoria, evento em que foram compartilhadas as principais diretrizes e ações do Planejamento Institucional para 2020. Já de 18 a 21 de fevereiro, os docentes integraram uma programação de integração e formação continuada com seminário sobre a relação pedagógica mediada pelas tecnologias digitais, encontro de acolhimento e oficinas temáticas com foco na atividade docente.

Extensão

No âmbito da extensão, as atividades já ocorrem desde o período de férias, socializando o conhecimento produzido na Universidade. São ofertados, em todos os campi na região, cursos nas áreas de Administração e Negócios; Artes, Arquitetura e Design; Ciências Agrárias e Biológicas; Ciências Econômicas e Contábeis; Ciências Exatas e Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Jurídicas; Ciências da Saúde; Comunicação Social; Hospitalidade e Gastronomia; Informática; Letras e Linguística.

Línguas Estrangeiras

No Campus-Sede, as atividades do Programa UCS Línguas Estrangeiras se iniciaram ainda em fevereiro, com a oferta de diferentes intensivos. Já as aulas do semestre regular começam no dia 9 de março, para cursos de Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês, que recebem matrículas até o dia 6 de março. Nos demais campi, também são promovidos cursos da língua inglesa. O UCS Línguas Estrangeiras ainda conta com um Programa de Português para Estrangeiros e atua na certificação de reconhecimento internacional em diferentes idiomas, além da promover imersões no exterior.

Sênior

O Programa UCS Sênior, com foco em educação e longevidade para pessoas com mais de 50 anos, tem aulas a partir de 2 de março. O programa promove desde atividades físicas, até agroecologia e tecnologias digitais. Ainda há vagas para algumas das práticas em Caxias do Sul. A iniciativa ainda contempla os municípios de Farroupilha, Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí, Canela, Vacaria e São Marcos.

Pós-Graduação

Para quem busca aprimorar sua qualificação profissional, a UCS também dispõe de formação continuada na pós-graduação, com cursos de especialização, MBA, MBI, MHB e na modalidade pós-fit. São cursos lato sensu nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas; Artes, Arquitetura e Design; Comunicação Social; Direito; Engenharias e Tecnologias; Gestão e Negócios; Humanas e Educação; Saúde; Turismo e Hospitalidade.

Na pós-graduação stricto sensu, a Universidade mantém 19 programas através dos quais reafirma seu compromisso com a formação avançada e com a pesquisa científica. São disponibilizados 18 cursos de Mestrado e 10 de Doutorado, e mais uma turma de cada em parceria com instituições do Ceará e de Santa Catarina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here