Vestibular de Verão UCS 2020: divulgação dos classificados ocorre até 11 de dezembro

0
393
Fotos: Cláudia Velho | UCS | Divulgação

Prova para ingresso em 74 cursos de graduação foi realizada neste domingo, 8 de dezembro

A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular de Verão 2020 para 74 cursos de graduação da Universidade de Caxias do Sul será divulgada até 11 de dezembro, quarta-feira, no site ucs.br. O concurso ocorreu neste domingo, dia 8 de dezembro, para ingresso em cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e nas unidades universitárias de Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Vacaria.

A matrícula dos aprovados em primeira chamada ocorre nos dias 12, 13 e 16 de dezembro, conforme cronograma disponível no site da UCS, na página www.ucs.br/site/vestibular/matriculas/. Pelo link, também é possível conferir quando será a divulgação e as matrículas dos classificados nas demais chamadas.

Mais informações sobre os processos seletivos no site ucs.br e pelos contatos (54) 3218.2145 e atendimento@ucs.br.

Prova

A prova teve início às 13h30. Para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, além da redação, os candidatos fizeram prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Conhecimentos Gerais, Biologia e Química, cada uma delas com dez questões. O tempo máximo para realização do processo de seleção foi de 5 horas, com os seguintes temas propostos para a redação:

– Em sua opinião, é fácil parar de fumar? Por quê?

– Em sua opinião, é possível resistir ao padrão de beleza imposto pela mídia? Por quê?

– Em sua opinião, por que é importante conter a volta de doenças que já tinham sido erradicadas?

Os demais cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia exigiram a realização de uma prova de redação – integrando o Processo Seletivo Contínuo, com ingresso semanal ou mensal. O tempo de prova foi de 2 horas. Nessa modalidade, a seleção também pode ocorrer por aproveitamento da nota do Enem ou de vestibulares da UCS já realizados pelo candidato. Para esses cursos, foram apresentadas duas propostas de redação:

– Em sua opinião, as pessoas devem se acostumar à rotina do dia a dia? Por quê?

– Em sua opinião, o grafite é uma manifestação artística? Por quê?

A coordenadora do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, denota a atualidade dos temas escolhidos para a redação, que permitiram aos estudantes demonstrar suas competências e posicionamentos diante do mundo.

O gabarito pode ser acessado no link: bit.ly/GabaritoVest2020

Atividades no Campus-Sede

A professora Valneide também salienta a organização do processo seletivo: “Não houve filas para a entrada dos blocos, o ingresso ocorreu de forma tranquila”. A docente ressalta, ainda, o clima de acolhimento, com o envolvimento e dedicação de professores e funcionários para apresentar ao público a estrutura de ensino, pesquisa e extensão do Campus-Sede. O domingo ensolarado foi convidativo a familiares e visitantes, que puderam conhecer, em visitas guiadas, laboratórios em diferentes áreas do conhecimento, consultórios e até o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS. A programação também contou com a exibição de documentários no UCS Cinema e a abertura do UCS Aquarium, da Capela Ecumênica, do Museu, do Jardim Zoológico e do Serpentário, além dos restaurantes e da estrutura do Centro de Convivência e da Galeria Universitária. Para facilitar o deslocamento pelo campus, os candidatos contaram com transporte gratuito a cada 30 minutos.

Formação integral

Acompanhando o processo seletivo, o reitor Evaldo Antonio Kuiava descreveu o momento como fundamental aos estudantes, que estão definindo seu futuro profissional. “A decisão impactará no que farão, profissionalmente, durante toda sua vida”. Ele explica que a escolha por uma Universidade renomada e reconhecida garante a formação de excelência, lembrando da presença da Instituição em rankings como o das melhores instituições de ensino do mundo da revista britânica Times Higher Education (THE), a mais importante do segmento de Educação Superior em nível internacional, e no Ranking Universitário Folha 2019, como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, e a sexta melhor do país no segmento. “O projeto da UCS é de formação integral para toda e qualquer profissão, a fim de dar conta das demandas da vida, para além de alcançar o sucesso profissional”, constata, lembrando que gerir a vida é tão importante quanto exercer uma profissão com sucesso.

A pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, demonstrava a alegria pela realização de mais um processo seletivo. “Um ritual de passagem extremamente importante, que articula a melhor forma de ingresso para auxiliar na construção dos projetos de vida dos que confiam essa tarefa à Universidade”, conta, com a certeza de que será um processo humano de efetivação da formação profissional. 

Assessoria de comunicação UCS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here