Uma Abordagem Sobre o Papel do Professor

0
452
Imagem ilustrativa

O papel dos professores é muito importante na escola e na sociedade, uma vez que são esses agentes que formam cidadãos que vão construir o futuro.

Hoje, não se pede um professor que seja mero transmissor de informações, ou que aprende no ambiente acadêmico, o que vai ser ensinado aos alunos, mas um professor que seja mediador e gerenciador no processo de ensino-aprendizagem. Conhecer o seu aluno deve fazer parte da sua prática educativa na escola, respeitando as diferenças e os limites de cada um . Por isto, o docente deve atuar de maneira que leve o educando a pensar, criticar e elaborar hipóteses para a produção do conhecimento.

Neste sentido, a aprendizagem deve estar voltada também ao ensino dialógico, uma vez que os seres humanos, aprendem interagindo uns com os outros. É um processo de aprender a aprender. O professor deve provocar o aluno passivo para que se torne um sujeito de ação.

Sabe-se também que vivemos em uma sociedade rápida, conectada, na qual grandes mudanças colidem com o universo da educação, que precisa processar estes estímulos e repensar o ensino para viver em harmonia esta nova realidade. Considerando todas estas novas estruturas de mundo, os educadores ainda são insubstituíveis porque a tolerância, a solidadriedade e a inclusão não podem ser ensinadas por máquinas.

Assim o professor ainda é a alma só estabelecimento de ensino, que tem a tarefa de desenvolver a formação de sua cidadania com a parceria que deve ter entre família e escola.

Na realidade, a família precisa ter coparticipação junto à escola, uma vez que é a ela que compete a transmissão de valores morais.

Conclui-se então que a educação ultrapassa o espaço educacional, porém são os conhecimentos construídos e as competências adquiridas que darão sentido ao ensino aprendizagem do aluno. Portanto o educador tem presença relevante na produção do conhecimento que é traçado em conjunto com o educando, a fim de levar seus alunos a serem líderes de si mesmos e cidadãos que farão a diferença no mundo.

Pedagogas:

Aline de Almeida Leite

Joice Marcon Pereira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here