“Tornado” atingiu São Marcos danificando moradias e plantações

0
9707
Foto: Assessoria de imprensa da prefeitura

Áreas mais atingidas estão no interior, entre as linhas Tuiuti e Zambicari. A Defesa Civil no município contabilizou cerca de 50 casas destelhadas no perímetro urbano. Os fortes ventos vieram acompanhados de granizo e muita chuva.

No começo da madrugada desta quarta-feira, dia 31 de outubro, um fenômeno descrito como “eco em gancho” foi identificado por imagem de radar meteorológico sugerindo chance de tornado entre Antônio Prado e São Marcos, conforme publicou a MetSul Meteorologia.

No município, o temporal teve início por volta de 1h e veio com muita chuva, granizo e ventos fortes. Conforme a Defesa Civil de São Marcos, já foram distribuídos aproximadamente 200 metros de lonas aos moradores dos Loteamentos Colina Sorriso e Vida Nova, área mais afetada no perímetro urbano da cidade e pertencentes ao bairro São José, onde cerca de 50 casas foram atingidas. Também houve registros de moradias danificadas no bairro Henrique Pante. Nas demais áreas da cidade árvores de pequeno porte foram arrancadas, lixeiras viradas e paradas de ônibus tombadas.

O temporal atingiu todo território são-marquense, mas o centro do “tornado” ficou entre as localidades da Zambicari, Marechal Deodoro, São Luiz e Tuiuti, onde muitas árvores de grande porte foram arrancadas e plantações destruídas. Estas comunidades estão isoladas. Conforme a Secretaria da Agricultura, ainda não é possível mensurar as perdas, mas se pode afirmar que os danos na área agrícola serão grandes, principalmente na cultura da uva que está iniciando a frutificação.

Em nota, a prefeitura de São Marcos informou logo pela manhã que a estrada de Santo Henrique está totalmente interditada, assim como parte da estrada da Zambicari. Também a VRS 315, que liga São Marcos à Criúva ficou parcialmente fechada.

Escolas também foram prejudicadas, como a creche Amor Perfeito que ficou alagada, sem condições de atendimento no dia de hoje.

Ainda conforme a Defesa Civil, não houveram maiores danos nem registro de vítimas ou feridos. Também não foram registrados alagamentos.

Defesa Civil, Bombeiros e esquipes da prefeitura seguem levantamentos dos danos pela cidade. A reportagem do São Marcos Online acompanha a situação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here