Termina hoje campanha de vacina contra sarampo para crianças e jovens

0
258
Foto: Arquivo

Em São Marcos, grande parte do público alvo que compareceu aos postos até o momento estava com a carteira vacinal em dia

A campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos termina nesta sexta-feira (13). Este é o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, iniciada em 10 de fevereiro, com a convocação de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária.

O Ministério da Saúde informou que, até o início do mês, 28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas. Outras 99,6 mil pessoas já tinham sido vacinadas entre janeiro e o início da campanha.

De acordo com a Vigilância em Saúde de São Marcos, no momento a atenção está para os adolescentes de 15 a 19 anos visto que foram os que menos compareceram aos postos e, dos grupos que compareceram, foram os que mais se vacinaram o que sugere que esse grupo pode estar com as vacinas em atraso, não somente para sarampo, mas para as demais vacinas do calendário básico.

O Ministério da Saúde lembra que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a ação, o ministério encaminhou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados.Este quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de dose zero para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

No município, conforme último balanço da Vigilância em Saúde, 681 pessoas com idades entre 5 e 19 anos compareceram aos postos do município, destas, 16 receberam a dose da vacina contra o sarampo. O que significa que grande parte do público alvo estava com o cartão de vacinação em dia.

Foto: Prefeitura Municipal

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. “As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos”, informou o ministério.

Ainda segundo a pasta, duas outras etapas de mobilização darão continuidade às ações em 2020, além da prevista para fevereiro: entre junho e agosto, para o público com idade entre 20 a 29 anos; e em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here