Terça-feira já com temporal em parte do Sul do Brasil

0
374
Foto: SMO/arquivo

Na quarta-feira (27) a chuva se espalha mais pela região Sul e os maiores volumes ficam concentrados entre o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná

O Sul do Brasil teve um fim de semana mais típico de outono em algumas áreas do que de primavera. O tempo firme tem ajudado na recuperação dos trabalhos de campo no Rio Grande do Sul e as temperaturas tem ficado bem abaixo para esta época do ano. Foi registrado geada na serra catarinense pela segunda vez em novembro. Tivemos apenas 1ºC em Urupema e 2ºC em Bom Jardim da Serra no início do domingo (24). Estamos a menos de um mês do verão e o frio ainda se mantém presente em algumas áreas. Mas a situação está prestes a mudar nesta terça-feira (26).

Ao longo  formação de uma nova frente fria e a baixa pressão na altura do Paraguai favorecem a chuva por toda a região Sul do Brasil e os acumulados mais significativos vão ficar na faixa oeste da região, chegando a passar dos 40 milímetros em alguns pontos. Em todas as áreas de precipitação, teremos risco para descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada a forte. “Esta situação vai interromper novamente os trabalhos de colheita do trigo e plantio da soja”, diz Amanda Souza, da Somar meteorologia. Apenas no leste do Paraná e nordeste Santa Catarina é que o tempo permanecerá aberto e sem condição de chuva.

Chuva forte e granizo para o Paraná

A frente fria avança pela costa da região Sul e provoca risco de temporais no Paraná e em Santa Catarina durante a quarta-feira (27). Nas capitais Curitiba e Florianópolis há previsão de tempo fechado, com chuva a qualquer hora. Em Curitiba, a máxima não vai passar dos 22ºC.

O centro e o norte do Paraná têm risco de temporal, com ventania, muitas descargas elétricas e risco para granizo. Aliás, áreas do noroeste do Paraná devem receber mais de 40 milímetros acumulados de água. Além disso, a faixa norte do Rio Grande do Sul deverá registrar pancadas de chuva forte e volumosas no início do dia, pois além da frente fria os ventos no alto da atmosfera contribuem com as pancadas de chuva. A temperatura diminui em grande parte do Sul com a passagem da frente fria.

De quinta (28) em diante, conforme a frente fria se afasta do Sul, a expectativa é de melhoria no tempo, sobre o Sul. Na quinta-feira o Paraná, especialmente a faixa norte do estado é que ainda pode registrar pancadas de chuva com forte intensidade, mas os volumes previstos diminuem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here