Superando perdas

0
331

O luto é um período de consternação e saudade, mas também de mudança, pois se inicia uma nova jornada onde é necessário reorganizar e dar continuidade à vida

O sentimento de perda nunca será algo fácil de lidar. Perder alguém causa uma dor que nunca cura, apenas acostuma-se com a falta. Durante o luto, tudo dói e a dor é lancinante onde há dias em que é quase insuportável a ausência.

O luto é um período de consternação e saudade, mas também de mudança, pois se inicia uma nova jornada onde é necessário reorganizar e dar continuidade à vida. É necessário viver o luto para que a dor da perda seja ultrapassada, possibilitando novamente o reinvestimento na realidade.

É natural passar certo tempo sofrendo, isso faz parte do enfrentamento. Mas é necessário aos poucos atribuir um sentido ao atual momento, resignificando a vida. É esperado que ao longo do primeiro ano após a perda, comece uma redução da tristeza e uma retomada das rotinas.

Perder alguém que se ama nunca é um momento fácil e muitas vezes é preciso de um auxilio, pode vir a ocorre a instalação de quadros de depressão mais graves, neste caso o psicólogo vai ajudar a externalizar os sentimentos e emoções, fazendo com que o luto seja vivenciado de forma a significá-lo.

Fases do Luto:

A autora Elizabeth Kubler-Ross sugere, para compreensão do processo de elaboração de luto, uma pessoa pode passar por até cinco estágios, geralmente nesta ordem e com peculiaridades:

Inicialmente surge a negação, se nega a acreditar no que aconteceu. Depois vem a fase da raiva, raiva da situação e até da pessoa que se foi, vem a questão “porque comigo?”

Em seguida a fase da negociação, da barganha, a qual a pessoa negocia a despedida, busca soluções para a perda. Só depois vem a fase da tristeza, da consciência que nunca mais irá ver aquela pessoa e que vão com ela todos os sonhos e projetos associados a essa pessoa.

E a ultima fase do luto, a aceitação. Esta fase depende muito da capacidade de constituir novos sentidos existenciais e novas possibilidades. Depois da tristeza é a hora de começar a se reerguer e reiniciar.

O processo de luto permite buscar o lugar que o seu ente querido merece entre os tesouros do seu coração. É lembrar dele com ternura e sentir que o tempo que você passou com ele foi um grande presente. É entender com o coração na mão que o amor não acaba com a morte.” -Jorge Bucay-

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui