Síndrome do Intestino irritável

0
264

As doenças funcionais do aparelho digestivo são um grupo de patologias que não são causadas por alterações estruturais ou fisiológicas

Entre elas, a síndrome do intestino irritável é descrita por alguns autores como a mais comum.

Essa síndrome é caracterizada por dor ou desconforto abdominal recorrente associada com alteração do hábito intestinal, seja diarreia ou constipação, e que geralmente melhora com a evacuação. Outros sintomas incluem inchaço abdominal, gases e sensação de má digestão.

O diagnóstico é clínico, uma vez que os exames laboratoriais e endoscópicos geralmente são normais.

A causa não é bem estabelecida mas envolve alterações de microbiota e motilidade intestinal, hipersensibilidade visceral e distúrbios da interação cérebro- intestino.

O tratamento é feito com mudanças na dieta e uso de medicamentos.
A restrição de certos carboidratos fermentativos na dieta (que não são adequadamente digeridos pelo trato digestivo) denominados FODMAPS, tem demonstrado bom controle dos sintomas em muito pacientes.

O tratamento medicamentoso só deve ser feito após avaliação médica e varia de acordo com cada paciente e seus sintomas. Basicamente envolve o uso de antiespasmódicos, laxativos, repositores de flora intestinal e moduladores de dor, como algumas classes de antidepressivos.

📌 lembre-se: a avaliação médica é indispensável para esclarecer a natureza dos sintomas e descartar outras doenças.

📍A automedicação em qualquer situação é perigosa e atrasa o diagnóstico. Consulte sempre um médico!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here