Objetivo da campanha é aquecer os estoques de sangue para o fim do ano, época em que as doações caem em função do período de férias

Definida pelo decreto 10.036/03, a última semana do mês de novembro é oficialmente a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A proposta da Semana visa aquecer os estoques de sangue para o fim do ano e também oportunizar aos doadores que não fizeram sua doação em 2019 comparecerem para sua boa ação do ano, além de despertar novos candidatos à causa.

Este ano o Banco de Sangue de Caxias do Sul já recebeu 12.900 doações o que expressa um aumento de 22% de doações em relação ao mesmo período do ano passado. Porém como os hemocomponentes possuem curta validade (30 dias as hemácias e 7 dias as plaquetas) é de suma importância as doações diárias para manter os estoques estáveis.

Hoje são necessárias 60 doações diárias sendo delas, 24 do tipo sanguíneo O positivo e 7 do tipo sanguíneo O negativo. Os dados apontam que 33% das doações são de doadores de primeira vez.

Os dados do ministério da saúde mostram que somente 1,8% da população é doadora de sangue.

“Nosso trabalho visa conscientizar as pessoas sobre a importância deste ato, tão simples para doadores e de total importância para os pacientes e assim lembrá-los de reservar tempo para voltar e repetir doações ao longo do ano”. Diz a Relações Públicas do Banco de Sangue Linéia Espindula.

Em 2018 foram mais de 25 mil transfusões realizadas. Este ano já ultrapassamos a marca de 26 mil transfusões.

A campanha deste ano tem como slogam “Valorizando a vida, investindo em histórias” e segue até 25 de novembro, as doações podem ser feitas de segunda a sexta das 08h às 18h e no sábado das 7h30 às 12h no Banco de Sangue na rua Garibaldi, 476, 1º andar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here