Segunda etapa da vacinação contra a influenza começa nesta quinta-feira (16)

0
773
Foto: Divulgação Prefeitura

A vacinação será nos postos de saúde e no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) começa na quinta-feira (16). Esta nova fase é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A identificação dos profissionais de segurança fica a cargo da organização de cada município durante a campanha.

Em São Marcos, para os moradores do centro (pertencentes ao público-alvo), a vacina será aplicada no sistema drive thru no Centro Recreativo e Cultural a partir das 8h30. A vacinação ocorre também nos postos de saúde dos bairros e na unidade de Pedras Brancas (confira horários no final da matéria).

No município 2776 pessoas pertencem ao público alvo da segunda fase da campanha, sendo 2263 pessoas com doenças crônicas, 50 profissionais da segurança pública e 463 caminhoneiros. No momento da vacinação é necessário apresentar, além da carteira de vacinação, um comprovante que indique que a pessoa pertence ao público-alvo. No caso dos caminhoneiros (motoristas de transporte rodoviário de cargas) pode ser apresentado a carteira de trabalho, crachá funcional ou CNH categorias C ou E. Os profissionais de transporte coletivo também podem apresentar a carteira de trabalho, crachá funcional ou então a CNH (para os motoristas) categoria D ou E.

Nos municípios do Rio Grande do Sul, esta nova fase começa com a aplicação de 90% das 272 mil doses de vacinas recebidas do Ministério da Saúde no quinto lote deste ano. A próxima remessa será de 284 mil doses, que serão encaminhadas às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) a partir de sexta-feira (17/4).

A última e terceira etapa começa no dia 9 de maio. Os grupos prioritários serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e professores.

Na primeira etapa da campanha, que iniciou em 23/03, 2.646 idosos (98,77%) e 455 (93,43%) profissionais de saúde foram vacinados. Aqueles que ainda não fizeram a vacina podem entrar em contato com a unidade de saúde de referência de sua residência e realizar um agendamento.

Confira os horários da vacinação:

  • Alexandre Zaniol: A partir das 8h30;
  • Pedras Brancas: Segunda a sexta-feira das 7h45 às 11h45 e 12h45 às 16h;
  • ESF Doncatto: Segunda a sexta-feira das 8h às 11h e 14h às 17h;
  • ESF São José: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h;
  • ESF Nicoletti: Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e 13h30 às 17h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here