São Marcos volta às aulas perto de alcançar meta nacional na Educação Infantil

0
944
Educação Infantil retornou às aulas no último dia 4. Hoje foi a vez do Ensino Fundamental e Médio voltarem às salas de aula. Foto: Angelo Batecini/SMO

Ampliação de Creches, abertura de vagas e redução da fila de espera: ‘Quase 50% das crianças até 3 anos matriculadas e 100% na pré-escola’

O ano-letivo iniciou nesta terça (18) em São Marcos com uma boa notícia: o município está perto de atingir meta nacional na Educação Infantil: “ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola e 50% das crianças com até 3 anos nas creches até 2024”, Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Com as ações tomadas nos últimos anos pela administração municipal do prefeito Kuwer – ampliação de creches, abertura de vagas e redução da fila de espera -, a educação são-marquense está próxima de atingir esse patamar.

‘Zeramos duas listas (2 a 5 anos) e no Berçário (0 a 2) estamos com 40%’

Como a meta estabelece o prazo até 2024, acredito que até lá com certeza alcançaremos 50% – aponta a secretária municipal de Educação Tatiane Borghetti Zulian, apontando que São Marcos se destaca na REGIÃO.

Município se destaca na educação na região. Foto: arquivo EMEI Amor Perfeito

Prover a população de vagas em creches é dever das prefeituras, responsáveis pela educação infantil e ensino fundamental, conforme estabelecido pela Constituição (cabe ao Estado o Ensino Médio e à União o Superior). Mas o que pode parecer simples torna-se complexo ao se analisar a realidade: segundo o MEC, menos de 30% dos municípios cumpriram a Meta 1 do PNE. São Marcos está perto disso.

– Fizemos diversos ajustes e reorganizamos o setor, com remanejo de turmas, construção de uma sala na Amor Perfeito em 2019 que abriu mais 20 vagas e ampliação na Ternura, que atende crianças de 4 e 5 anos – cita Tatiane.

Investindo na educação infantil: ampliação da EMEI Criança Feliz abrirá mais 30 vagas para crianças de 0 a 2 anos em São Marcos. Foto: cedida ao SMO

Houve mudanças na forma de inscrição

Agora o período é em outubro. Também reformulamos a lista e fizemos um recadastramento – cita.

Outra novidade é que aumentou a transparência: desde 2019 a lista de inscritos para vagas em creches está disponível no site da prefeitura na Internet. Atualizada constantemente, pode ser acessada por qualquer são-marquense.

Prefeito Kuwer com alunos da Orestes Manfro: ‘olhar especial à educação’. Foto: divulgação prefeitura

‘Olhar especial para a Educação Infantil’

Conforme revelou a secretária de Educação em entrevista ao São Marcos Online (https://www.saomarcosonline.com/volta-as-aulas-educacao-infantil-retoma-atividades-na-terca-feira-4/) a Gestão Kuwer “tem um olhar especial para a educação infantil”.

– Quando assumimos, a lista de espera era de 20 crianças no Maternal (3 a 5 anos) e 20 no Berçário 2 (2 e 3 anos). Conseguimos zerar essas duas listas e chegamos a 2020 com 100% das crianças desta faixa etária matriculadas! – comemora a secretária.

Tatiane Borghetti Zulian, Secretária Municipal de Educação | Foto: Angelo Batecini | SMO

Foi no Berçário 1 (0 a 2 anos) que os avanços mais significativos aconteceram: em 2017 havia mais de 220 crianças na fila de espera e em 3 anos a lista caiu para 80, devendo findar 2020 em menos de 50.

– Vai reduzir mais, porque estamos construindo duas salas novas na Criança Feliz e abrirão mais umas 30 vagas – assinala Tatiane, salientando que a obra está em andamento e deve ficar pronta em abril.

Segundo a SME neste início de fevereiro foram chamadas 65 crianças para o B1, 61 para o B2 e 13 no Maternal.

REDUÇÃO NA LISTA DE ESPERA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL DE SÃO MARCOS 2017 —— 2020
BERÇÁRIO 1 (0 a 2 anos) 227 —— 50
BERÇÁRIO 2 (2 a 3 anos) 20 ——– 0
MATERNAL ( 3 e 4 anos) 20 ——– 0

Conforme os dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), aproximadamente 530 crianças estão matriculadas nas quatro creches públicas de São Marcos. Outras 71 frequentam escola infantil privada onde o município compra vagas.

Algumas crianças de 4 e 5 anos, cujas famílias residem no Interior, estudam na Escola de Ensino Fundamental Dom José Barea, na Linha Rosita.

A prefeitura também possui convênio com a Escola Estadual Giácomo Sandri, em Pedras Brancas, onde estudam crianças de 4 e 5 anos que residem no Distrito.

Prefeito Kuwer e secretária Tatiane com professoras e alunos da Francisco Doncatto em inauguração do novo piso da quadra esportiva da escola. Foto: divulgação prefeitura

No Ensino Fundamental 1,5 mil estudantes retornam às escolas municipais

O “olhar especial” da gestão do prefeito Kuwer estende-se da educação infantil ao Ensino Fundamental, onde aproximadamente 1,5 mil crianças e adolescentes estudam nas cinco escolas públicas de São Marcos.

Com quase 400 alunos, a Francisco Doncatto tem o maior número de matrículas. A Demétrio Moreira da Luz – que tem EJA (Educação de Jovens e Adultos) vem em seguida, com 322. Já a Rui Henrique Nicoletti inicia 2020 com 306 alunos, conforme dados da SME.

Nas escolas do Interior estudam 316 são-marquenses: 165 na Antônio Pessini, em São Luiz e 151 na Dom José Barea, na Rosita. As duas receberam pintura em 2020.

Escola Antônio Pessini recebe pintura externa e interna em 2020. Foto: cedida ao SMO

A Demétrio e a Francisco foram pintadas em 2019 e na Francisco também refizemos o piso da quadra de esportes. Temos atenção especial com a infraestrutura de nossas escolas e durante as férias houve manutenção em telhados e parte elétrica, com roçadas e serviços de manutenção – aponta a secretária.

Os mais de 212 professores municipais – junto com aos educadores das escolas estaduais de São Marcos, que concentram mais de 1,5 mil estudantes – tiveram atividades especiais na abertura do ano-letivo, nesta segunda (17): curso de educação financeira oferecido pelo Sicredi e palestra no Alexandre Zaniol com Fabiano Feltrin. Em 29 de janeiro as equipes diretivas das escolas de educação infantil e Secretaria de Educação participaram do Treinamento Mindset de Resultados, com a palestrante Siandra Menegolla.

Encontro reuniu mais de 200 professores no Alexandre Zaniol na noite desta segunda (17). Foto: cedida ao SMO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here