São Marcos terá 22 ruas pavimentadas através do Avançar Cidades

0
942
Foto: prefeitura de São Marcos - divulgação.

O município será um dos 10 primeiros do Brasil a ser contemplado pelo programa federal. Serão cerca de 5km de pavimentação a um custo aproximado de R$ 6 milhões.

Entre os dias 10 e 13 de dezembro o prefeito Evandro Kuwer esteve em Brasília visitando ministérios e deputados, buscando a liberação de recursos para o município. Na ocasião participou de audiência sobre o Programa Avançar Cidades, voltado à mobilidade urbana, no qual São Marcos foi cadastrado ainda em 2017, sendo contemplado entre os 10 primeiros municípios do Brasil. O programa é dividido em duas categorias e a cidade se encaixa no primeiro grupo, entre cidades com população inferior a 250 mil habitantes.

A administração optou pelo investimento em infraestrutura urbana, na pavimentação (asfáltica, com paralelepípedos e com pavs) em trechos de 22 ruas do centro, bairros e distrito de Pedras Brancas, totalizando 5km.  Foi estipulado prazo de dois anos para a realização das obras, que irão acontecer conforme forem liberados os recursos, conforme explicou o prefeito ao São Marcos Online.

“Recebemos uma boa notícia pois vamos conseguir dar mais um salto no programa de pavimentação do município” disse Kuwer, destacando que através deste programa o custo para os moradores será muito inferior do sistema tradicional de pavimentação, no tipo PPA (Parceria Público Privada). “Os moradores pagarão muito menos e nós teremos mais ruas calçadas e asfaltadas no município, favorecendo também a manutenção das demais vias” finalizou.

O valor total de investimentos chega aos R$ 6 milhões, dos quais, 5% do montante é de contrapartida do município e o restante advindos do programa federal. Conforme o prefeito, com este avanço, somado à emendas parlamentares e investimentos da própria prefeitura em parceria com moradores, São Marcos terá aproximadamente 90% da área urbana pavimentada em dois anos.

Questionado sobre quais critérios foram utilizados na escolha dos locais a serem contemplados, o prefeito explicou que serão trechos de no mínimo uma quadra, priorizando ligações entre os bairros, acessos à cidade e locais onde se concentram grande tráfego, considerando o escoamento da produção agrícola e transporte de passageiros.

Confira abaixo lista das 22 ruas que serão beneficiadas:

  1. Rua Giácomo Rizzon – Bairro Centro
  2. Rua Vilso Delai – Bairro Centro
  3. Estrada Municipal 745 (São Jacó)
  4. Rua Rio Branco – Pedras Brancas –
  5. Rua São Marcos – Pedras Brancas
  6. Rua São José – Pedras Brancas
  7. Rua São Jorge – Pedras Brancas
  8. Rua Jaime M. da Rosa – Bairro Polo
  9. Rua Maria Sogari – Bairro Polo
  10. Rua Padre Feijó – Bairro Industrial / Michelon
  11. Rua Genoefa B. Fortunati – Bairro Santo Antônio
  12. Rua 9 de Outubro – Bairro Santo Antônio
  13. Rua Jacob Brunelo – Bairro Santo Antônio
  14. Rua Ângelo Siota – Bairro São José
  15. Rua Eliseu Leonardelli – Bairro Industrial
  16. Rua Maria G. Michelon – Bairro Santo Antônio
  17. Rua Duque de Caxias – Bairro Francisco Doncatto
  18. Rua Antônio Stédile – Bairro Francisco Doncatto
  19. Rua Tamoio – Bairro Francisco Doncatto
  20. Rua Benjamin Boff – Bairro Francisco Doncatto
  21. Rua Fidélis Capeletti – Bairro Polo
  22. Rua Alexandre J. Rizzo – Bairro Santini

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui