São Marcos na Jornada Mundial da Juventude

0
1253
Padre Marciano Guerra na JMJ 2019. Arquivo pessoal.

Padre Marciano Guerra liderou delegação que representou a Serra e o Brasil no encontro com o Papa Francisco

A JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que aconteceu de terça (22) a domingo (27) no Panamá teve representante de São Marcos. Com origem em Roma no ano de 1985 com o Papa João Paulo II, a Jornada reúne milhares de jovens de todo o mundo a cada três anos. Este ano o encontro aconteceu na capital do Panamá, com 156 países representados.

Hoje, o padre são-marquense Marciano Guerra lidera a Comissão Jovem da Diocese de Caxias do Sul, e viajou ao Panamá com um grupo de 25 jovens de cidades da Serra.

“Na primeira fase do encontro realizamos visita à localidade de Bocas del Toro e de Almerin, onde conhecemos a realidade local, conhecemos aldeias indígenas e as praias do Caribe, num encontro com os jovens daquela região, um dos princípios do evento” revelou Marciano.

O padre conta que a Jornada acontece em grandes encontros e celebrações, dentro do evento, além de momentos de menor dimensão, como as visitas. “Ficamos numa região bastante pobre, em casas das famílias onde trocamos experiências e partilhamos. Em outros momentos nos juntávamos às mais de 700 mil pessoas presentes nas celebrações com o Papa Francisco”.

Marciano destaca o carinho com que o jovens de outras partes do planeta sentem pelos brasileiros. “O que se vê nestes encontros, além da integração é a alegria destes jovens, é o quanto somos bem recebidos e o carinho pelo Brasil”.

“Só posso agradecer a Deus por esta oportunidade, às pessoas que oraram por nós, pelo aprendizado e por poder representar nossa região, nosso país, foi uma experiência que nos enriqueceu muito, pessoalmente e também como padre” salienta.

Em 2013 a JMJ aconteceu no Brasil e uma delegação só com jovens de São Marcos esteve presente. A próxima será em 2022, em Portugal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here