São Marcos aprova projeto para fazer parte da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

0
588
Foto: São Marcos Online

Aprovada em 2013 pela Assembleia Legislativa, região vem sendo implantada e projeto municipal é requisito para inclusão

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha é composta por 13 municípios e abriga mais de 700 mil habitantes. A Região Metro foi criada pela Lei Complementar nº 14.293 de agosto de 2013, sendo constituída pelos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira. 

A Região corresponde a Aglomeração Urbana do Nordeste criada em 1994 e acrescida dos municípios de Antônio Prado, Ipê e Pinto Bandeira, este último emancipado de Bento Gonçalves e instalado em 2012.

A Região Metropolitana da Serra Gaúcha apresenta como polo a cidade de Caxias do Sul, maior centro urbano da Região e um dos mais populosos do Estado. Forma com a RMPA um eixo de ocupação de direção norte-sul com características econômicas muito dinâmicas. Em 2010 o conjunto dos 13 municípios possuía uma população de 735.276 habitantes, densidade de 163,2 habitantes/km² e taxa de crescimento de 1,7% a/a.

Para que a inclusão dos municípios seja regulamentada pelo Governo do Estado e comece a funcionar na prática, é necessário que os treze aprovem lei municipal aderindo oficialmente à proposta.

Em São Marcos o projeto do Executivo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na última segunda-feira (26). Entre as vantagens com a criação da Região Metropolitana estão recursos federais facilitados, entre outros benefícios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here