Sandra Maria Corso Meneguzzo e Angelo Batecini receberão Título de Cidadão São-Marquense

0
945
Fotos Divulgação | Montagem São Marcos Online

Projetos de autoria das vereadoras Silvana da Silva Nunes e Patrícia Camassola Tomé foram aprovados nesta segunda-feira. Confira a biografia dos homenageados

Foram aprovados pelos vereadores na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 26, os Projetos de Decreto Legislativo números 04/2020 de autoria da vereadora da vereadora Patrícia Camassola Tomé que concede o título de cidadão São-Marquense ao diretor do São Marcos Online, Angelo Batecini Junior, e 05/2020 de autoria da vereadora Silva da Silva Nunes que concede o titulo de cidadã são-marquense à presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de São Marcos., Sandra Maria Corso Meneguzzo, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade de São Marcos.

A Sessão Solene ainda não tem data definida.

Confira a biografia de Sandra Maria Corso Meneguzzo:

Sandra Maria Corso Meneguzzo é filha de Alcides Antônio Corso (in memoriam) e de Zélia Montanari Corso. Nasceu em Vacaria (RS) em 30 de outubro de 1968. Veio para São Marcos com oito anos juntamente com a mãe e seus irmãos. No início morou com a tia, até que a família pudesse se organizar. Após residiu na comunidade Menino Jesus no Bairro Henrique Pante até seus 25 anos.

Casou-se no dia 28 de maio de 1994 com Gilberto Meneguzzo e tiveram dois filhos: Rafaela Meneguzzo de 23 anos de João Vitor Meneguzzo de 19 anos. A partir desta data passou a residir na Linha Rosita, onde mora até hoje.

Sandra estudou até a 4ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Demétrio Moreira da Luz e completou o ensino fundamental no Colégio Estadual São Marcos.

Em 1985, já envolvida na comunidade, iniciou sua caminhada de catequista. Foram nove anos na comunidade Menino Jesus, sendo que desses, ficou cinco anos na coordenação. Sempre teve envolvimento com equipes de liturgia, participou do Grupo de Jovens (Recris) onde foi coordenadora, e também coordenou por dois anos a Pastoral da Juventude na Paróquia de São Marcos.

Em 1988 fez o retiro do Emaús e desde então continuou desenvolvendo trabalhos juntamente com o movimento em prol da comunidade. Também foi Conselheira Tutelar no período de 20 de setembro à 31 de dezembro de 1995. Em 1995, já na comunidade Santo Estanislau, na Linha Rosita, continuou seu trabalho na Catequese por 17 anos, onde também passou pela coordenação; foi assessora da Infância Missionária; e participou da Equipe Administrativa no período de 1999 a 2000 e de 2009 a 2010.

Foi festeira das festas de Nossa Senhora do Carmo na Rosita Fundos (1996), Santo Estanislau e São Gotardo (2011), Festa das Vocações (2009) e do Menino Jesus e Santa Rita no ano de 2014.

Em 2006 ingressou no movimento Sindical ocupando o cargo de secretária da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos por 12 anos. Participou do Conselho da Saúde por um período de 12 anos representando o STR.

Entre 2009 e 2010 foi membro do Conselho da Escola Dom José Baréa e entre 2013 e 2015 fez parte do CPM da escola.

Em 2015, juntamente com pessoas ligadas à paróquia ajudou na organização e rearticulação dos trabalhos dos coroinhas, formando uma coordenação e introduzindo novas crianças, sendo assim criada a Pastoral dos Coroinhas.

Nos anos de 2015 e 2016 coordenou o Movimento Cenáculo de Maria de São Marcos e desde 2016 também é Ministra da Eucaristia. Em 2017 e 2018 foi coordenadora do Cenáculo da Região Serrana. Também em 2017 Coordenou o 38º Retiro da Região Serrana em Caxias do Sul. Sandra também foi coordenadora do Movimento EJA (Encontro de Jovens Amigos).

Atualmente é agricultora, vice-presidente da CIC, no Agronegócio, membro da Diretoria do Projeto Wida e atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos.

Confira a biografia de Angelo Batecini Junior:

Angelo Batecini Junior nasceu em 25 de junho de 1983 na localidade de Paequerê, interior do então distrito de Capão Alto no município de Lages, Santa Catarina. É o primogênito de três filhos de Angelo Batecini e Maria Lucia dos Santos Batecini e veio ao mundo de modo rústico, com ajuda de uma parteira em uma típica noite do inverno serrano.

Estudou na escola rural Honorino Pedro De Zorzi na vila de madeireiros onde os pais, avós e tios trabalharam durante anos, inicialmente ia com a avó que era merendeira da escola, até cursar o primeiro ano do ensino fundamental. Nesse período Angelo ganhou seu primeiro irmão, Geovan Batecini.

Em meados de 90, com a crise na indústria madeireira que ocasionou uma evasão de moradores do interior em busca de oportunidades, seus pais decidiram se mudar para Lages, aonde Angelo estudou na Escola Municipal Flordoardo Cabral.

Seus avós e grande parte da família haviam se mudado para a Serra Gaúcha também naquele período, muitos vindo residir em São Marcos aonde passava as férias da escola. Aos 11 anos, em junho 1994, Angelo veio definitivamente morar em São Marcos com os pais e irmão.

No quinto ano do Ensino Fundamental ingressou na Escola Estadual Orestes Manfro. Em seguida, do sétimo ano até completar o Ensino Médio estudou no Colégio Estadual São Marcos.

Começou a trabalhar cedo e com 14 anos já cumpria turno integral em uma metalúrgica da cidade conciliando com os estudos no turno da noite, época em que a família ganhava mais um membro, sua irmã caçula Maiara Batecini. Teve passagem por diversas empresas até iniciar na área da comunicação em 2003, após curso profissionalizante na Mundial Studio, em Caxias do Sul, onde desenvolveu técnicas de apresentação e edição de rádio e televisão.

Durante o período de aprendizado e investimento pode desempenhar trabalhos comerciais que veicularam em redes importantes da região como Rádios Viva e Mais Nova. Em 2006 iniciou como comunicador no rádio junto com o nascimento da São Marcos FM, sendo um dos primeiros funcionários estando no ar na primeira transmissão da emissora comunitária.

Permaneceu na rádio por alguns anos até aceitar proposta para atuar no setor comercial de uma revista digital de Caxias do Sul. Nessa época ingressou na faculdade cursando Jornalismo.

Já com os dois pés na comunicação e com alguns poucos anos de estudos e experiência prática resolveu empreender. Em 2010, depois de algum tempo de análise e desenvolvimento lançou o Portal São Marcos Online sendo o primeiro site de notícias de São Marcos. Desde então sua vida profissional é dedicada a estudar e aperfeiçoar todas as áreas que envolvem a comunicação e o marketing digital.

Desde 2012 Angelo é jornalista profissional e no momento estuda Marketing Digital, recentemente regressou à faculdade e está cursando Empreendorismo. Também teve passagens pela Rádio Diplomata e foi assessor de imprensa na Câmara de Vereadores e Prefeitura de São Marcos por dois anos.

Aos 37 anos, Angelo é casado com Liliane Cioato, sócia nos empreendimentos e na vida, com quem tem três filhos, Eduardo com 15 anos, Heloísa com 5 anos e Letícia com 2 anos, com quem divide o tempo entre estudos e trabalho. Há mais de 15 anos na comunicação, dos quais 10 com o próprio negócio, Angelo Batecini Junior se dedica a informar, registrar e divulgar a identidade da cidade que escolheu para fixar raízes, São Marcos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here