Quem não votou no primeiro turno deve votar no segundo

0
872

Justiça Eleitoral considera turnos como eleições independentes. Em São Marcos, primeiro turno teve pouco mais de 1300 abstenções.

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma nova eleição e, por isso, o eleitor que não votou no primeiro turno deverá votar no segundo turno, no próximo domingo (28), desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Mesmo não tendo justificado sua ausência no primeiro turno, ele não está impedido de votar no segundo, porque têm até 60 dias para regularização.

Além da escolha do próximo presidente da República neste domingo (28), os eleitores vão definir o nome de governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Em São Marcos, município com 15.108 eleitores, números do primeiro turno apontavam o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, como favorito no município com 71,53% dos votos, o número representa 9.038 eleitores. Já a nível estadual o favorito no primeiro turno era o candidato do PSDB, Eduardo Leite com 5.808 votos ou 49,31%. José Ivo Sartori conseguiu 4600 votos no primeiro turno em São Marcos.

Assim como no primeiro turno, quem não comparecer para votar neste domingo é obrigado a  justificar sua ausência. Em São Marcos, alguns eleitores relataram estar em seções diferentes das habituais, após a revisão biométrica. Em entrevista ao São Marcos Online, o Chefe do Cartório Eleitoral do município, Ubiratan Goulart, explicou o que pode ter acontecido.

“Ao iniciar o cadastramento, o sistema apaga o local de votação do eleitor, então  era perguntado se gostaria de permanecer no mesmo local de votação, ou, nos casos de eleitores que mudaram de endereço, modificar para mais próximo de sua atual residência. Salvo algum mal entendido entre o atendente e o eleitor, foi efetuada a troca de local apenas para quem manifestou essa vontade.”, explica Ubiratan.

Ele acrescenta ainda que quem deseja retornar para a seção antiga ou mais próxima de sua residência poderá fazer  a alteração após o segundo turno das eleições.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here