PRF em Caxias do Sul divulga balanço trimestral

0
322
Fotos: Divulgação PRF

Esforços de fiscalização e repressão ao crime aumentaram em 2020

No primeiro trimestre do ano corrente, a PRF em Caxias do Sul faz um balanço operacional parcial das atividades desenvolvidas ao longo do ano. A análise serve como norteador da gestão para definição da atuação do órgão na Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra.

Somados veículos e pessoas, foram cerca de 12,1 mil abordagens e fiscalizações efetuadas pela PRF na região, ante 11,6 mil realizadas no ano anterior. O incremento do número de fiscalizados refletiu também nos testes de alcoolemia que somam 3.676, com um total de 178 motoristas autuados por recusa ou constatação. No ano anterior foram 3.491 testes para 97 autuados, um incremento de 83% no número de autuados sob efeito de álcool.

Não só as infrações de alcoolemia aumentaram no período. No comparativo trimestral do ano corrente com o anterior, as 1.139 infrações relacionadas ao cinto de segurança (+25%), 244 ultrapassagens proibidas (+16%) e 57 flagrantes uso de celular ao volante (+103%) também tiveram aumento significativo registrados pela PRF na região. Um total de 4210 infrações foram lavradas no trimestre (+18%)

Apesar do aumento dos esforços de fiscalização, até o último dia de março, 95 acidentes foram atendidos pela PRF com o registro de dois óbitos na rodovia, ante os 73 acidentes e um óbito ocorrido no mesmo período de 2019.

A PRF ressalva que os cuidados no trânsito devem ser ainda maiores no momento de pandemia mundial. Um trânsito mais prudente e seguro preserva vidas, seja pela diminuição de óbitos nas estradas quanto pela redução na ocupação de leitos hospitalares no atendimento de feridos, que podem ser totalmente dedicados no combate à Covid-19.

Combate ao Crime

Nas ações de repressão ao crime do primeiro trimestre, a PRF em Caxias do Sul apresentou um significativo aumento de prisões e também nas apreensões de cigarros contrabandeados.

Os 1.4 milhões de maços de cigarros apreendidos neste ano, com valor estimado em 7 milhões de reais, representam quase que o total apreendido no ano anterior inteiro, que somam 1,61 milhões maços.

O total de 113 pessoas detidas, por crimes de todas as naturezas, superam quase em 100% os 58 detidos no mesmo período do ano passado. Os crimes de trânsito são maioria deste total, com 39 detidos. Outros 9 foram presos por tráfico de entorpecente e 8 por contrabando, além de 7 veículos recuperados e 11 armas apreendidas.

A PRF em Caxias do Sul atende às BRs 116 e 285 com bases em Nova Petrópolis e Vacaria, além da cidade sede da delegacia e pode ser contactada pelo telefone emergencial 191 ou diretamente nas suas unidades operacionais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here