Prenda e peão do Porteira da Serra representam a 25ª RT

0
877
Nova gestão de prendas e peões da região, conta com dois são-marquenses. Foto: Rudimar Santi Alves Junior

Roberta Castilhos e João Vitor Polo se tornaram 1ª Prenda e 2º Guri da 25ª Região tradicionalista. Alessandra de Souza, também concorreu como prenda juvenil. Roberta também se classificou em 1º lugar para fase inter-regional do Enart

“Até esperava classificar, mas não em primeiro. Estava em função do concurso regional de prendas e peões e acabei não me dedicando tanto nos ensaios dos poemas”, revelou surpresa, a prenda são-marquense Roberta Castilhos à reportagem do São Marcos Online.

Ela conta que na tarde do domingo, dia 30 de junho, aconteceu a fase classificatória regional, com a participação de 12 concorrentes da 25ª Região Tradicionalista. Das sete classificadas para a fase inter-regional, que vai acontecer em agosto na cidade de Farroupilha, sendo a primeira de três inter-regionais do Enart, reunindo representantes de 10 das 30 RT’s de todo o Rio Grande do Sul, aproximadamente 40 pessoas, conta Roberta. Desta etapa classificam-se 12 para a grande final do Enart.

O Enart acontecerá em novembro, em Santa Cruz do Sul, e é considerado o maior festival de arte amadora da América Latina.

Para participar do concurso de declamação do festival é preciso ter três poesias prontas, e no primeiro dia é sorteado uma para ser declamada, podendo ser classificada para o segundo dia de concurso. O tema da poesia é de livre escolha.

“É bem gratificante mostrar nosso trabalho, expressar nosso sentimento e ser reconhecido. Ficar na frente de pessoas de grande renome na nossa região me deixa bem confiante pra próxima etapa, tomara que dê tudo certo”, torce Roberta.

Nova gestão foi apresentada em 29 de junho em jantar baile

A prenda do CTG Porteira da Serra também participou, nos dias 22 e 29 de junho, do Concurso Regional de Prendas e Peões da 25ª RT, que corresponde a 50° Ciranda Cultural de Prendas e o 32º Entrevero Cultural de Peões, na fase regional. O concurso abrange as categorias prenda mirim, juvenil e adulta, e peões e guris.

“Nós, do CTG Porteira da Serra estivemos presentes com três concorrentes: Alessandra de Souza como prenda juvenil, João Vitor Polo como guri farroupilha e eu, como prenda adulta”, revela Roberta.

No dia 22 houve mostra folclórica entre as prendas e provas campeiras para os peões, além de prova oral e prova artística. No dia 29 houve prova escrita e redação. “Um mês antes do concurso também entregamos uma pesquisa conforme nota de instrução e relatório de atividades”, explica a prenda número 1 da região.

A coordenadoria da 25ª RT recebeu a nova gestão de prendas e peões regionais para o período de 2019/2020, em jantar baile realizado no dia 29 de junho. Roberta ficou em 1º e João Vitor em 2º.

A prenda destacou ainda o comprometimento da 1ª Prenda Juvenil Luiza Vanin Vieira, que representou o CTG no cargo de 2ª Prenda Juvenil da na gestão 2018/2019.

NOVA GESTÃO:

1ª Prenda Mirim: Ana Rayssa de Oliveira Deluchi – CTG Rancho de Esperança 
2ª Prenda Mirim: Maria Luiza Girelli Capra -CTG Ronda Charrua

1ª Prenda Juvenil: Franciele dos Santos Baltazar – CTG Paixão Cortes 
2ª Prenda Juvenil: Gabriele Gavirachi da Silva – CTG Ronda Charrua 
3ª Prenda Juvenil: Maria Luiza da Silva Mariani – CTG Rancho de Esperança

1º Guri: João Vitor Decke Lessa – CTG Rancho de Esperança 
2º Guri: João Vitor Polo – CTG Porteira da Serra

1ª Prenda: Roberta Castilhos – CTG Porteira da Serra 
2ª Prenda: Andressa Camillo – CTG Sinuelo

1º Peão: Jorge Luis Lima da Silveira Júnior – CTG Ronda Charrua 
2º Peão: Guilherme Terazaki Wolpatt – CTG Rancho de Esperança

Por consequência da classificação dos representantes do CRG Porteira da Serra, a 51ª Ciranda de Prendas e o 33º Entrevero de Peões, em suas fases regionais, acontecerão em São Marcos, no último final de semana de junho de 2020.

Roberta também vai concorrer na fase estadual da 50° ciranda de prendas que acontece no terceiro domingo de maio de 2020, em Santa Maria
levando o nome do Porteira e da 25ª RT.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui