Pontos luminosos no céu intrigaram gaúchos nesta sexta-feira

0
3133

Fenômeno foi registrado por volta das 20h40 e pode ser visto de diversas cidades gaúchas, inclusive em São Marcos

Uma série de pontos luminosos em linha no céu do Rio Grande do Sul chamaram a atenção de muitos gaúchos nesta sexta-feira (6). Apesar de muitas especulações nas redes sociais, especialistas garantem que o fenômeno, na verdade, se trata de satélites artificiais.

As luzes seriam causadas pela passagem dos satélites da Starlink, da SpaceX, pela região. Os objetos orbitam entre 350 e 1.150 quilômetros em relação à superfície da Terra, por isso podem ser vistos facilmente. A ideia é que eles criem uma rede, no futuro, para oferecer internet para todos.

A formação de mais de 60 satélites já causou problemas no Chile, onde as luzes estranhas no céu chamaram a atenção dos moradores, que pensaram estar presenciando óvnis. Nesta sexta-feira, o fenômeno foi registrado também em outros municípios gaúchos e até em Santa Catarina. E há previsão de que na noite deste sábado, 7, novamente os satélites estejam visíveis na região, entre às 20h30 e às 21 horas.

No Estado, moradores de diversas cidades avistaram o fenômeno, como em Minas do Leão, Viamão, Estrela, Canoas, Uruguaiana, Canela, São Lourenço do Sul, São Gabriel e São Marcos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here