Paróquia de São Marcos completa 95 anos

0
834
2ª Igreja Matriz recém construída e a casa canônica. Ao fundo a antiga torre - 1922. Arquivo municipal

Em 17 de novembro de 1924, Pio XI transforma o Curato de São Marcos em paróquia. Confira resgate feito pelo SMO, baseado no livro História de São Marcos

Desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos em 1885 e ao longo dos tempos, São Marcos ficou conhecida por diversos nomes. Conforme registros, entre 1891 e 1924 a localidade era conhecida como Curato de São Marcos, termo utilizado para designar povoado sob cuidados de uma cura, na época Caxias do Sul.

Dentro da hierarquia eclesiástica, a nomenclatura mudou a partir de 17 de novembro de 1924 quando o Papa Pio XI transformou o Curato de São Marcos em paróquia, integrando a arquidiocese de Porto Alegre, uma vez que Caxias do Sul não era ainda diocese.

Até a data da criação da paróquia, São Marcos recebeu por quatro vezes a visita do bispo de Porto Alegre. Em 1903, Dom Cláudio Ponce de Leão recebeu dos moradores do curato pedidos para a permanência de um padre na comunidade, o que veio a acontecer em 1905, com a chegada do Pe. Antônio Rizzotto.

Em 1914 foi a vez de Dom João Becker visitar São Marcos, quando recomendou a necessidade de organizar e manter os livros de registro usados pela Igreja. Em 1918 o bispo retorna a São Marcos e elogia os avanços. Na época estava sendo construída a segunda Igreja Matriz.

Nessas visitas, o bispo observava as condições do Curato, verificando se preenchia os requisitos para constituir-se em paróquia. Recebia várias comissões locais que lhe faziam relatos, sugestões e pedidos. Em 1924 o bispo retornou e encontrou tudo bem organizado, o que resultou na criação da paróquia. São Marcos já possuía 6 capelas sendo: São Luiz Gonzaga do Humaytá, Santo Estanislau da Rosita, Sant’Ana do Riachuelo, São Francisco Xavier do Riachuelo, Santo Antônio do Riachuelo (Zamoner) e Santo Antônio do Salgado (Polidoro).

Em 1933 D. João Becker esteve em São Marcos na primeira visita pastoral desde a elevação de curato a paróquia, sendo esta a última visita do bispo de Porto Alegre, uma vez que em 1934 foi criada a Diocese de Caxias do Sul e São Marcos passou a pertencer a esta.

Hoje a Paróquia de São Marcos abrange 24 comunidades, além da Matriz, que é a terceira Igreja da cidade desde o tempo dos imigrantes.

Atual Igreja Matriz de São Marcos teve construção iniciada em 1972. Arquivo

Com informações e dados do livro: História de São Marcos, de Luiz A.Rizzon e Osmar J. Possamai.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here