O que realmente as crianças precisam aprender na Educação Infantil?

0
472

É importante saber que brincar, para uma criança pequena,é algo muito sério e decisivo no seu desenvolvimento

A criança tem que brincar, ninguém nega a necessidade que os pequenos precisam aproveitar bem o tempo de infância brincando. Criança brincando é sinal de saúde, de que tudo está indo bem em seu desenvolvimento. Por isso, enquanto está na creche ou escola de educação infantil, ela precisa ter todas as condições para brincar bastante, aprender a se relacionar com os outros, conversar e fazer amigos.

É importante saber que brincar, para uma criança pequena,é algo muito sério e decisivo no seu desenvolvimento. Brincar é a principal atividade dessa fase da vida e é a linguagem pela qual a criança poderá compreender e elaborar o mundo, os papéis sociais e as relações entre as pessoas.

Entende-se pelo brincar a criança aprende expressar ideias, gestos, emoções, a tomar decisões, a interagir e viver entre pares, a conhecer e a integrar-se no seu ambiente próxima, a elaborar imagens culturais e sociais de seu tempo e em decorrência desenvolve-se como ser humano dotado de competências simbólicas. ( EMILIA CIPRIANO SANCHES)

“Através de uma brincadeira de criança, podemos compreender como ela vê e constrói o mundo o que ela gostaria que ele fosse, quais suas preocupações e que problemas a estão assediando. Pela brincadeira ela expressa o que teria dificuldade em colocar em palavras. Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas e ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta que devemos respeitar mesmo se não entendemos. (BRUNO BETTELEIM)

Brincar é uma necessidade básica assim como a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade.

O brinquedo proporciona o aprender fazendo e para ser melhor aproveitado é conveniente que proporcione atividades dinâmicas e desafiadoras que exijam a participação ativa da criança.

O brinquedo estimula a inteligência, porque faz com que as crianças soltem sua imaginação e desenvolva criatividade. Possibilita exercício de concentração, atenção e engajamento. Distrai, porque oferece uma saída para a tensão provocada pela pressão do contexto adulto.

Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

Brincar na educação infantil não é perda de tempo, e sim um investimento que tem como objetivo ampliar a capacidade de representação e por fim, melhorar a performance expressiva da criança em diferentes linguagens.

Uma escola de educação infantil ensina uma criança a se expressar, a desejar. Ensina a tornar-se sujeito autônomo e capaz de interagir no mundo com alegria, inteligência, autonomia e criatividade. Ensina a pensar e a resolver problemas, a lançar ideias e a testá-las, a estabelecer ordem e sentido para o fazer, antes de copiar e treinar habilidades simples.

PROFESSORA

DAIANE DA SILVA DA ROSA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here