Conheça o que você precisa saber para escolher a cidade maravilhosa para passar do ano, da preparação da cidade às festas que valem a pena

O Réveillon é uma data comemorativa aguardada pelo ano todo – literalmente. A festa reúne pessoas do mundo inteiro, que celebram a chegada de um novo livro em branco, com 365 páginas (ou 366, no caso dos anos bissextos) prontas para serem preenchidas com histórias, momentos e emoções.

Mesmo que aconteça em diferentes regiões do mundo, uma das mais famosas neste quesito, sem dúvidas, é o Rio de Janeiro. A capital carioca se prepara para receber turistas nacionais e internacionais e oferecer a eles uma experiência fantástica.

Conheça essa preparação, as festas que você pode curtir (que vão além de Copacabana) e muitas outras informações que aumentarão ainda mais o seu desejo em passar o fim de ano no Rio de Janeiro!

Quantas pessoas vêm ao Rio de Janeiro para curtir o Réveillon?

Milhões (literalmente). O destino é um dos principais para passar o final de ano com estilo e elegância, sem abrir mão da alegria e descontração que a comemoração merece.

De acordo com um balanço divulgado pela Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), 2,4 milhões de pessoas estiveram apenas na Praia de Copacabana no Réveillon de 2018.

Este número é quase igual ao da população estimada de Belo Horizonte, capital e maior cidade de Minas Gerais, em 2019, que está em torno de 2,5 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O sucesso foi ainda maior no Réveillon de 2019, quando a prefeitura do Rio de Janeiro estimou um público de 2,8 milhões de pessoas, quase igual, por sua vez, à população estimada de Salvador em 2019, de 2,872 milhões de pessoas, também de acordo com o IBGE.

Para fins de comparação, a área de todo o bairro de Copacabana é de 4,10 km². Se, no momento das festas de Réveillon, ele fosse considerado como um país, sua densidade populacional seria de 585.365 hab/km² (habitantes por quilômetro quadrado) em 2018 e de 682.926 hab/km² em 2019.

A cidade com a maior densidade populacional do mundo é Manila, capital das Filipinas, com 41.515 hab/km². O “país” Copacabana teria uma densidade 1410% maior em 2018 e 1645% maior em 2019, o que é muita coisa!

A informação de que o Réveillon carioca atrai muitos turistas pode ser confirmada por uma estimativa da Riotur, que disse que 56% das pessoas que ali estavam em 2019 eram turistas, ou seja, 1,568 milhão de turistas.

Como a cidade se prepara para o Réveillon?

Com intensidade. Afinal de contas, um momento tão esperado e com expectativa de receber milhões de pessoas precisa de um planejamento enorme e bem detalhado.

No Réveillon de 2019, por exemplo, foram centenas de câmeras espalhadas pela Zona Sul da cidade carioca, além de mil agentes que foram autorizados a usar armas de choque para a contenção de possíveis problemas.

4 postos médicos móveis estavam à disposição dos turistas e presentes e houve também uma grande equipe responsável pela coleta das toneladas de lixo que são geradas por esse grande público, de modo que a higiene pudesse e a conservação pudessem ser mantidas.

O trânsito foi interrompido na Avenida Atlântica, na pista da praia, às 7h do dia 31, e totalmente paralisado na avenida às 15h. A partir das 19:30h, todo o trânsito foi interrompido no bairro, e depois das 22h até as 5h do dia 1º, nem mesmo os táxis e ônibus transitaram.

A taxa média de ocupação hoteleira era de 85% no dia 25 de dezembro de 2018, de acordo com o Sindicato dos Hotéis do Rio de Janeiro (SindHotéis Rio), ou seja, a disputa por quartos era bem intensa.

Na noite da virada, a situação atingiu seus níveis absolutos. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do SindHotéis Rio, a taxa média de ocupação na cidade inteira era de 98%, com os bairros do Flamengo e Botafogo tendo atingido ocupação total, de 100%!

A ABIH-RJ também concluiu em uma pesquisa que, entre os turistas, 79% são brasileiros e 21% estrangeiros, principalmente de países como Argentina, Estados Unidos e Chile.

Quais são as melhores festas para curtir o Réveillon no Rio de Janeiro?

Opções não faltam para turistas nacionais e internacionais que desejam colocar uma dose de alegria, descontração e emoção neste momento, como as seguintes:

Copacabana

É claro que não poderíamos abrir a lista com outra opção! A Praia de Copacabana recebe uma festa mundialmente famosa e com atrativos de encher os olhos.

No Réveillon 2020, serão 14 minutos de queima de fogos, o que promete um verdadeiro show pirotécnico. Além disso, diferente dos últimos dois anos, em que havia apenas um palco com shows, este ano trará nada menos que quatro palcos espalhados pela orla.

O principal deles receberá vários estilos musicais, ao passo que os outros são destinados a ritmos específicos: samba, pop e funk. As atrações ainda não foram reveladas, mas é certo que devem arrastar a multidão com muita música boa.

Rio Réveillon

Como dissemos anteriormente, as festas não se resumem apenas à Praia de Copacabana. O Rio Réveillon 2020 acontecerá no Jockey Clube Brasileiro, no bairro da Gávea, e também promete muita emoção.

Em sua 14ª edição, o sistema All Inclusive é um belo atrativo para poder degustar as melhores bebidas, além de opções gastronômicas refinadas e que agradarão aos paladares dos presentes.

Entre as atrações, Monobloco, Banda GrooveBox e DJ Tubarão já estão confirmados. Os ingressos já estão à venda.

Réveillon do Morro

O Morro da Urca, no bairro da Urca, abrigará este maravilhoso evento, ainda mais tradicional, tendo já 23 edições realizadas até então.

Em relação à música, ninguém menos que a Bateria da Mangueira, grande campeã do Carnaval de 2019, estará presente com suas passistas para animar os presentes, além de outros convidados surpreendentes e que devem animar ainda mais o momento.

Outro ponto que vale destacar é a vista fantástica do topo do Rio de Janeiro, que permite ver os fogos da Praia de Botafogo e também de Niterói. O Pão de Açúcar, com acesso restrito, dará uma vista ainda mais privilegiada, onde os presentes poderão ver os fogos de Copacabana a 400 metros de altura. Maravilhoso!

E a questão da segurança?

Esse é um ponto em que a Polícia Militar se atenta cada vez mais, como pode ser visto no tamanho do efetivo que foi preparado nos anos anteriores.

Na virada de 2017 para 2018, foram 12.700 policiais em todo o estado do Rio de Janeiro. O número aumentou para 15.886 na virada de 2018 para 2019, o que representa um acréscimo de 25% no efetivo.

Apenas na Praia de Copacabana, no Réveillon 2019, foram 1.941 agentes, ou seja, 12,2% de todos os que atuaram no estado, o que significa que a prevenção esteve presente.

Ainda não há números para o efetivo do Réveillon 2020, mas acredita-se que ele será bem grande, já que o evento atrai milhões de pessoas de todo o mundo e tem na segurança um dos principais cuidados para sua realização.

Se você deseja conhecer o Rio de Janeiro, saiba que essa é uma decisão magnífica. O hino da cidade não se chama “Cidade Maravilhosa” à toa, e quem já a visitou pode comprovar com todas as letras que é verdade.

Se quiser conhecer a cidade em uma época ainda mais tranquila, venha com algum tempo de antecedência e opte pelo free walking tour Rio de Janeiro, em que você será acompanhado por quem realmente conhece o local, tem informações e curiosidades super interessantes e te levará aos pontos de maior interesse. Assim, a experiência de visitar o Rio de Janeiro será completa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here