Em São Marcos o posto de identificação atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A partir do dia 1º de março o documento de identidade passará a ter uma nova cara. De acordo com decreto federal de 2018, o novo modelo do documento visa deixá-lo mais completo. Os postos de emissão já tinham permissão para adicionar o número de PIS/PASEP ao documento, porém, ao iniciar o próximo mês, mais dados poderão ser inseridos. Será possível incluir vários documentos, entretanto não é a carteira com chip e também não é um cartão. O modelo continuará sendo de papel.

No novo RG, além da mudança no design, dados como o número do PIS/PASEP, Cartão Nacional de Saúde, Carteira de Motorista, Certificado Militar, Título de Eleitor, tipo sanguíneo e CPF podem ser adicionados desde que apresentados os documentos originais, no caso do Tipo sanguíneo e fator RH é necessário apresentar exame de laboratório, com CRM do médico e data do ano vigente; nº CID para doenças específicas: Laudo médico, com CRM do médico e data do ano vigente. Em São Marcos, não haverá atendimento na próxima semana para que o novo sistema possa ser instalado no posto de identificação.

Conforme a atendente do Posto de Identificação, Sandra Maria de Conto, são distribuídas senhas a fim de organizar e agilizar o processo, mas é possível fazer o encaminhamento no mesmo dia em São Marcos, ela também esclarece que as pessoas que possuem o modelo atual de Carteira de Identidade não precisam migrar para o novo modelo neste momento, o processo será gradual, conforme surgir a necessidade de atualização ou quando for solicitada 2ª via, o cidadão migra automaticamente para o novo modelo. O modelo antigo continua valendo em todo o território nacional.

O valor da primeira via do documento e para pessoas com mais de 65 anos é gratuito, a segunda via custa R$ 65,88 porém o valor será reajustado em 1 de fevereiro.

Em São Marcos o Posto de Identificação está funcionando junto ao Projeto Wida, ao lado da secretaria municipal de saúde, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira. Mais informações 3291-3807

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here