Vigilância Ambiental reforça ações de combate ao mosquito da dengue durante o feriado de Finados
A Vigilância orienta que os visitantes evitem o uso de ornamentos que acumulem água, retirem pratos de vasos, furem vasos fixos ou com flores artificiais e deem preferência a flores naturais plantadas em vasos com terra ou areia.
Também é importante descartar corretamente recipientes utilizados na limpeza, vedar fissuras nos túmulos e eliminar qualquer ponto onde a água possa ficar parada.
Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a Vigilância Ambiental de São Marcos está intensificando as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O período de calor e chuvas frequentes cria condições ideais para a reprodução do inseto, exigindo atenção redobrada da população — especialmente nos cemitérios, considerados locais estratégicos de monitoramento.
Durante as vistorias, os agentes de endemias têm realizado a retirada de materiais que possam acumular água, como vasos de flores, porta-velas, flores artificiais, embalagens plásticas e outros objetos. Após o feriado de Finados, quando há maior movimentação nos cemitérios, as equipes reforçam as ações de limpeza e inspeção para eliminar possíveis criadouros.
A Vigilância orienta que os visitantes evitem o uso de ornamentos que acumulem água, retirem pratos de vasos, furem vasos fixos ou com flores artificiais e deem preferência a flores naturais plantadas em vasos com terra ou areia. Também é importante descartar corretamente recipientes utilizados na limpeza, vedar fissuras nos túmulos e eliminar qualquer ponto onde a água possa ficar parada.









