/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Quinta-feira será de sol, mas com possibilidade de chuva em parte do RS

Segundo os meteorologistas, últimos dias de inverno devem ser de instabilidade no território gaúcho

Atualizado em 18/09/2025 às 07:09, por Liliane Cioato.

Quinta-feira será de sol, mas com possibilidade de chuva em parte do RS

Conforme a MetSul, a chuva acumulada entre o final desta semana e o começo da próxima deve passar de 50 mm na grande maioria dos municípios

A quarta-feira, 17, foi de sol e nuvens na maioria das cidades do Rio Grande do Sul. As temperaturas foram agradáveis e em alguns municípios até fez calor, com marcas superiores aos 30ºC no Noroeste durante a tarde: 31,7ºC em Porto Vera Cruz; 31,5ºC em São Paulo das Missões; 31,3ºC em Santa Rosa; e 30,1ºC em Santo Cristo.

/apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

Contudo o cenário começa a mudar nesta quinta-feira, 18, em parte do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece em todo território gaúcho, mas no decorrer do dia a nebulosidade tende a aumentar no estado com o avanço de nuvens a partir do Oeste. No Sul, o começo do dia terá presença de nuvens baixas. Há possibilidade de chuva em poucos ponto mais a Oeste do estado na segunda metade desta quinta-feira.

Conforme os meteorologistas, a quinta começa com temperatura amena na maioria das localidades e frio nos Campos de Cima da Serra. Aquece rapidamente de manhã com a presença do sol e a tarde será agradável a um pouco quente com calor em cidades do Noroeste e dos vales.

Alerta para sequência de dias de instabilidade

A MetSul Meteorologia alerta para um período de forte instabilidade atmosférica neste período de virada da estação que trará chuva volumosa em diferentes pontos do Sul do Brasil entre os últimos dias do inverno e o começo da primavera, que tem início no dia 22.

Os meteorologistas reforçam que tempo já começa a mudar nesta quinta-feira com áreas de instabilidade que podem trazer chuva em alguns poucos pontos do Oeste, contudo a maior parte do Rio Grande do Sul ainda segue com tempo firme.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Na sexta-feira, 19, a instabilidade aumenta e ocorre chuva localizada entre a madrugada e de manhã em várias regiões gaúchas, especialmente no Oeste, Centro e o Sul. Da tarde para a noite, a precipitação segue isolada e pode afetar outras regiões.

No sábado, 20, feriado farroupilha, chove e localmente forte já no início do dia em setores do Oeste e do Noroeste do estado. Entre a tarde e a noite, a chuva avança e alcança a maior parte do território gaúcho, que terá sol e calor antes da chuva.

O pico de intensidade da instabilidade no Sul do Brasil vai ter início a partir do domingo, quando se espera que uma frente fria comece a se organizar com chuva mais ampla e forte a intensa em vários pontos. Na madrugada e manhã do domingo, a frente traz chuva – que será forte em diversos municípios – na maioria das regiões gaúchas.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

No decorrer do dia, o tempo segue chuvoso e com pancadas fortes no Rio Grande do Sul, e a instabilidade avança para Santa Catarina e o Paraná. Na segunda-feira, com uma área de baixa pressão reforçando a frente fria, chove muito em Santa Catarina e no Paraná.

No Rio Grande do Sul, a instabilidade se concentra na Metade Norte com chuva ainda forte na madrugada e de manhã. Da tarde para a noite, o tempo começa a melhorar na maior parte das regiões gaúchas. Na terça-feira, com ar seco e frio de alta pressão atmosférica, a tendência é de sol.

Conforme a MetSul, a chuva acumulada entre o final desta semana e o começo da próxima deve passar de 50 mm na grande maioria dos municípios do estado, mas haverá pontos com mais de 100 mm. "Isoladamente, conforme alguns modelos, poderia chover até mais. Com a chuva, obviamente, rios subirão em diferentes partes do estado, especialmente na Metade Norte, mas o cenário que se apresenta no momento não sugere grandes cheias”, avisa a MetSul.