/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Prefeitura realiza obras e manutenção nos cemitérios públicos de São Marcos antes do feriado de Finados

Além da limpeza e reparos, o Cemitério Nossa Senhora do Carmo passa por remodelação na área externa; a falta de água tem dificultado o trabalho de manutenção e a preparação dos túmulos para familiares.

Atualizado em 31/10/2025 às 11:10, por Angelo Batecini.

Trabalhadores da Secretaria de Serviços Públicos realizam limpeza com jato de água na fachada do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Marcos

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos realizam limpeza na área externa do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no centro de São Marcos, como parte das ações de manutenção e melhorias que antecedem o feriado de Finados. Foto: Secretaria de Serviço Públicos Urbanos (SSPU) - Divulgação.

Com a aproximação do feriado de Finados, a Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos de São Marcos intensificou os trabalhos de limpeza e reparos nos cemitérios municipais. As ações envolvem roçadas, recolhimento de resíduos e pequenas melhorias estruturais tanto no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade, quanto no São Judas Tadeu, no bairro Tapejara, além de intervenções pontuais em localidades do interior.

Segundo o secretário Alciones Marcos Daros, responsável pela pasta, o trabalho de manutenção ocorre durante todo o ano, mas ganha reforço nas semanas que antecedem o feriado de 2 de novembro. “A gente faz a manutenção rotineira, com roçada, limpeza e recolhimento das flores e materiais que o pessoal vai trocando. Agora, com o Finados, o fluxo de pessoas aumenta bastante e intensificamos os serviços”, explicou Daros em entrevista concedida na manhã de quarta-feira (29), no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

/apidata/imgcache/db70bb38ae72ffaa0c15575500b93601.png

Um dos diferenciais deste ano é a obra de remodelação da parte externa do cemitério central, que começou recentemente. “Tivemos um atraso no processo licitatório, mas a remodelação está em andamento e deve ser concluída até o fim de novembro. Infelizmente, não conseguimos deixar pronta para o Finados”, informou o secretário.
 

Durante a entrevista, Daros também chamou atenção para um problema que tem afetado o trabalho das equipes e os visitantes nos últimos dias: a falta d’água. “Já aconteceu várias vezes nesta semana e também na passada. Ontem, muitas pessoas precisaram buscar água em casa ou no posto aqui na frente. Hoje, estamos preparados com um tanque reserva para suprir essa necessidade, caso volte a faltar”, relatou.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

A interrupção no abastecimento, que também impacta moradores de diversos bairros da cidade, tem gerado transtornos especialmente neste período em que muitas famílias se mobilizam para limpar e reformar jazigos.

De acordo com nota da Prefeitura, os serviços nos cemitérios integram o plano contínuo de manutenção e cuidado com os espaços urbanos, reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.