/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Feira Mãos que Criam reúne 50 expositores e público expressivo em São Marcos

Com 50 expositores de diferentes segmentos, a 2ª edição da Feira atraiu um público expressivo ao longo do dia, que prestigiou artesanatos, roupas, brechós, cosméticos, flores, itens personalizados, uma praça de alimentação completa, além de atrações artísticas e culturais.

Atualizado em 16/09/2025 às 14:09, por Liliane Cioato.

Feira Mãos que Criam reúne 50 expositores e público expressivo em São Marcos

Foto: São Marcos Online

A 2ª edição da Feira Mãos que Criam, realizada neste domingo (14) no Centro de Eventos João Fontana, consolidou o evento como um dos destaques culturais e econômicos de São Marcos. Com 50 expositores de diferentes segmentos, a feira atraiu um público expressivo ao longo do dia, que prestigiou artesanatos, roupas, brechós, cosméticos, flores, itens personalizados e uma praça de alimentação completa.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Além da comercialização, a programação cultural garantiu momentos de integração comunitária. O público participou de mateada com apoio da Erva-Mate Cristalina, que distribuiu erva-mate e água quente, além de explicações sobre a tradição do chimarrão. A comunidade também pôde prestigiar oficinas de dança da Academia da Fran e das escolas Antônio Pessini e Francisco Doncatto, apresentações do CTG Porteira da Serra e do Grupo Encanto Gaúcho, além de um show do Trio Gaúcho (João Itamar dos Reis, Augusto Pessini e Daniel Ribeiro).

As crianças tiveram espaço garantido, com brinquedos infláveis que movimentaram o evento durante toda a tarde.

Para Sirlei Cararo, organizadora da feira e proprietária da Lacinhos da Sissi, o resultado superou todas as expectativas:

“A minha avaliação da feira é extremamente positiva. O evento superou todas as expectativas, tanto em participação quanto em acolhimento do público. Foi muito especial ver nossa comunidade unida, valorizando o trabalho dos expositores e prestigiando os talentos locais. A energia foi contagiante, cada detalhe contribuiu para transformar a feira em um verdadeiro sucesso. Sem dúvidas, esse resultado só foi possível graças ao empenho de todos os envolvidos, ao apoio recebido e, principalmente, ao carinho de cada visitante que escolheu viver esse momento conosco.”

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Sissi destacou ainda que a feira não se resume à venda de produtos, mas à valorização das histórias por trás de cada expositor:

“Na feira, o visitante encontra muito mais do que produtos — encontra histórias, sonhos e talentos locais reunidos em um só lugar. Quem veio, com certeza saiu com o coração cheio e lembranças especiais para levar pra casa.”

Futuro

Com duas edições realizadas em 2025 e crescimento no número de expositores — de 40 em julho para 50 em setembro — a Mãos que Criam já se consolida como evento fixo no calendário de São Marcos. Questionada sobre uma possível 3ª edição, Sissi revelou:

“Vamos ter uma reunião, não marcada ainda. Mas acredito que saia mais uma em dezembro.”

A feira contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de São Marcos e reforçou seu papel como vitrine para pequenos negócios, além de espaço de convivência cultural e comunitária.