Câmara Municipal de São Marcos convoca população para Audiência Pública sobre LDO
Audiência pública no dia 1º de setembro apresenta prioridades do orçamento municipal para 2026

Vista aérea do Centro Administrativo de São Marcos, onde exercem os poderes Executivo e Legislativo municipal, com destaque para o prédio branco com detalhes em verde e vermelho, bandeiras na entrada e o entorno urbano ao fundo. Foto: prefeitura
A Câmara de Vereadores de São Marcos, por meio da Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Urbana e Rural, convida a comunidade são-marquense e as organizações da sociedade civil para participarem da Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O encontro será no dia 1º de setembro, a partir das 17h30, nas dependências do Legislativo Municipal.
O que está em pauta?
O Projeto de Lei nº 41/2025 estabelece as metas, prioridades e normas que guiarão a elaboração do orçamento municipal para 2026. Entre os principais pontos do texto estão:
- Diretrizes, estrutura e organização do orçamento — conforme o Plano Plurianual vigente (Lei nº 3.223/2025);
- Metas fiscais, com memória de cálculo e comparação com os anos anteriores e posteriores;
- Disposições sobre dívida pública, pessoal e encargos sociais, alterações na legislação tributária e demais orientações gerais para o orçamento;
- Avaliação de riscos fiscais, passivos e plano de contingências;
- Detalhamento de programas e ações em execução ou previstos no PPA, e os investimentos necessários à manutenção do patrimônio público.
Por que essa audiência é importante?
Conforme a Constituição Federal (art. 165, § 2º), e respaldada pela Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e pela Lei Orgânica de São Marcos, a LDO é peça-chave no planejamento orçamentário anual, garantindo coerência entre receita e despesa e fundamentando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Além disso, o município reforça o compromisso com transparência, responsabilidade fiscal e sustentabilidade financeira, valores centrais destacados na exposição de motivos do Executivo encaminhada ao Legislativo.
Envolva-se! A participação da comunidade é fundamental
A audiência pública representa uma excelente oportunidade para a população acompanhar de perto como são definidas as prioridades do município e influenciar as decisões orçamentárias. A participação cidadã reforça o diálogo entre Executivo, Legislativo e sociedade, garantindo que os interesses coletivos sejam considerados.
Vale lembrar que, desde a etapa de elaboração da proposta, a população pôde enviar sugestões via Ouvidoria até 30 de julho, representando um exemplo de controle social ainda durante a formulação do projeto.
Detalhes do evento
Informação | Detalhes |
---|---|
O que | Audiência Pública sobre a LDO 2026 |
Projeto | Lei nº 41/2025 – Diretrizes Orçamentárias |
Quando | 1º de setembro, às 17h30 |
Onde | Sede da Câmara Municipal de São Marcos |
Participe! Sua voz faz diferença na construção de um orçamento mais justo, transparente e alinhado às reais necessidades da nossa cidade.