Bancos não terão atendimento presencial no feriado de Réveillon; PIX segue funcionando normalmente
De acordo com a entidade, não haverá atendimento bancário presencial no dia 31 de dezembro nem no dia 1º de janeiro
imagem ilustrativa
Com a chegada do Réveillon, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou orientações sobre o funcionamento das agências bancárias nos últimos dias do ano e no feriado de Confraternização Universal, em 1º de janeiro.
De acordo com a entidade, não haverá atendimento bancário presencial no dia 31 de dezembro nem no dia 1º de janeiro. Nessas datas, também não serão realizadas compensações bancárias, como TED e DOC. A exceção é o PIX, que continuará operando normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados.
O último dia com expediente bancário normal e atendimento presencial ao público será terça-feira, 30 de dezembro, quando todas as operações poderão ser realizadas normalmente nas agências.
Já no dia 2 de janeiro, os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial nas localidades onde não houver feriado municipal.
Pagamento de contas e tributos
A Febraban orienta que contas de consumo — como água, luz, telefone e gás — com vencimento em 31 de dezembro ou 1º de janeiro poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros ou multa.
No caso de tributos e impostos, a recomendação é diferente. Se o vencimento ocorrer em dias sem compensação bancária, o pagamento deve ser antecipado, evitando a incidência de juros e multas. Segundo a Febraban, geralmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados, mas, caso isso não ocorra, o contribuinte deve se programar.
Canais digitais seguem disponíveis
Mesmo sem atendimento presencial, os canais eletrônicos permanecem disponíveis durante todo o período. Os clientes podem utilizar internet banking, aplicativos, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários para pagamentos, transferências, consultas de saldo e extratos.
Boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem ser pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
A Febraban reforça que o uso dos canais digitais é uma alternativa prática e segura para realizar praticamente todas as operações bancárias durante o feriado de Réveillon.










