/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Assinada a autorização para a Prefeitura de Caxias licitar a construção do Aeroporto da Serra Gaúcha

Ato em Caxias do Sul contou com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Obra, estimada em R$ 146 milhões, visa impulsionar o desenvolvimento regional e terá estrutura moderna para cargas e passageiros

Atualizado em 17/10/2025 às 09:10, por Liliane Cioato.

Estudo de viabilidade para acesso rodoviário em torno do novo aeroporto já está em andamento pelo governo do Estado - Foto: Divulgação/Setur

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e o Prefeito Adiló Didomenico assinaram, nesta quinta-feira (16/10), a autorização para a publicação do edital para a construção da primeira etapa do novo Aeroporto da Serra Gaúcha. O ato ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul na presença do Vice-prefeito Edson Néspolo e secretários municipais, do Senador Luiz Carlos Heinze, da deputada federal Denise Pessôa, do presidente da Assembleia, deputado estadual Pepe Vargas, do presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Caregnato e demais vereadores, do presidente da Infraero, Rogério Barzellay e do secretário de Estado do Turismo, Ronaldo Santini, representando o Governo do Estado, além de demais autoridades municipais, empresários e imprensa.

/apidata/imgcache/db70bb38ae72ffaa0c15575500b93601.png

Em sua fala, o Prefeito Adiló destacou o trabalho de muitos entes políticos e servidores de carreira ao longo dos anos até chegar a esta importante etapa do novo aeroporto. Lembrou que se ouvia falar em aeroporto desde a década de 90 e que muitos passaram até ele assumir o governo municipal em 2021. Agradeceu à secretária Margarete Bender e sua equipe e o atual titular da Seplan, Marcus Caberlon pela condução dos trabalhos. Lembrou também do engajamento do primeiro presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, presente no evento, que foi muito importante para que tudo começasse na forma correta. Também saudou e agradeceu ao Mauro Pereira, representante da Prefeitura em Brasília e as portas sempre abertas dos gabinetes da deputada Denise e o senador Heinze. "Ouvi de pessoas que o aeroporto não sairia do papel, que era ilusão, falaram que perdemos a verba e hoje estamos aqui dando um grande passo para a realização desse sonho de todo Rio Grande do Sul", afirmou.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Adiló ainda destacou a necessidade do novo equipamento para a região, visto a simplicidade do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, que mesmo pequeno e limitado chegou a receber 92 voos/dia durante a calamidade do ano passado. "Hoje podemos comemorar com esta autorização do ministro, com a garantia de recursos do PAC do Governo Federal. Nossas equipes da Seplan com a SAC estão finalizando o termo de referência e em breve publicaremos o edital. Acredito que até fevereiro o ministro possa voltar a Caxias para assinar a ordem de início da obra", informou o Prefeito a todos.

O edital a ser publicado é para a realização da primeira etapa do LADO AR, com orçamento de R$ 146.310.728,37 do PAC do Governo Federal. A empresa vencedora deverá realizar os seguintes serviços: movimentação de terra, drenagem, sinalização, instalações hidrossanitárias, elétricas e eletrônicas, auxílios à navegação aérea, pavimentações e construção do pátio de aeronaves com 31 mil m², pista de pouso e decolagem com 1.930 metros de extensão, comprimento da pista total 2.530 metros, pistas de taxiway e pátio de aeronaves.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Néspolo na reunião da presidência: Antes de iniciar a RA da CIC com a presença do ministro Costa Filho, o presidente da entidade, Celestino Loro, recebeu as autoridades como de praxe na Sala da Presidência. Na ocasião, o Vice-prefeito Edson Néspolo saudou a todos em nome do Executivo e também se referiu ao ex-presidente da ANAC, Milton Zuanazzi como fundamental para o início de toda a história do novo aeroporto. Na ocasião, o Prefeito Adiló estava recepcionando o ministro e sua comitiva no aeroporto da cidade.