Meio Ambiente realiza primeira audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico

0
449
Imagem ilustrativa

Debate será hoje, dia 4, às 18h30, no auditório da prefeitura. Ano passado iniciou a revisão do Plano de Saneamento e as audiências públicas devem contribuir para melhor diagnóstico

No mês de novembro de 2018, a prefeitura de São Marcos iniciou os trabalhos para a revisão do Plano Municipal de Saneamento, conforme determina a LEI Nº 2.527, de 3 de dezembro de 2013. A revisão tem por objetivo rever e estabelecer novas ações de saneamento básico no município.

Conforme o secretário municipal de meio ambiente, Fabiano Varela, o Plano de Saneamento Básico é uma ferramenta de planejamento dividida em quatros eixos: Abastecimento de água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana, e deve fornecer aos gestores municipais, dados e informações adequadas para avaliar e decidir sobre a melhor forma de aplicação dos recursos orçamentários do município e na melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico, além de permitir o município se credenciar junto a outras esferas administrativas na busca recursos para investimentos na área.

“A construção de um planejamento tangível, passa necessariamente pela participação cidadã. Neste sentido, a Prefeitura Municipal juntamente com a equipe técnica da Empresa Solange Indicatti Molon ME, a ProBio Assessoria Ambiental, que é responsável pela revisão, instituiu processos que garantem que as necessidades e anseios apontados pela população sejam considerados na elaboração desta importante ferramenta de gestão”, explica Fabiano Varela.

Segundo ele, nesta fase de desenvolvimento do trabalho, está sendo realizado o diagnóstico da atual situação das condições de saneamento do município, para em seguida apresentar prognósticos e alternativas para a universalização do saneamento básico em São Marcos.

O secretário informa que está disponível para a comunidade são-marquense um canal de interação, onde a população deve contribuir com sua sugestão para o aprimoramento de qualquer um dos quatro eixos da área de saneamento básico. O canal pode ser acessado através do Link http://www.saomarcos.rs.gov.br/servicos-online/canal-contribuicao/. As informações e o passo a passo de como contribuir estão disponíveis também nesse canal.

As audiências públicas também devem contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos. Hoje, dia 4 de julho, às 18h30, no Auditório Municipal Joaquim Grison, na prefeitura, acontece a primeira audiência sobre o tema. O secretário reforça que é de suma importância a participação de toda a população com sugestões e informações, para que o poder público possa responder com qualidade às estas demandas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here