“Lendo sobre rodas”: transporte público agora tem biblioteca comunitária

0
400
Projeto de incentivo à leitura entrou em execução. Foto: Raiane Martininghi Pelissari

Projeto aprovado em 2018, de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé, passou a ser executado neste dia 1º de julho em São Marcos

O projeto prevê a instalação de bibliotecas no interior de ônibus que integram sistema de transporte coletivo urbano no âmbito municipal. Inicialmente, 5 carros da Vismar, empresa que presta o serviço de transporte público no município já contam com expositores.

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, a vereadora foi pessoalmente colocar os primeiros exemplares nos ônibus.

“Pensei em disponibilizar o acesso à cultura por meio da disposição de livros à população, crianças, jovens e adultos usuários do transporte público”, destaca a vereadora.

Patrícia explica que, antes de fazer o projeto, conversou com a gerência da Vismar e logo que foi aprovado, em julho de 2018, tornou a fazer contato com a empresa, que pediu um prazo para instalar os expositores, pois iriam adquirir novos veículos.

Vereadora do MDB é autora do projeto aprovado em 2018. Foto: Raiane Martininghi Pelissari

A vereadora destaca que o projeto soma ao “Balaio dos Livros”, desenvolvido por ela enquanto secretária de turismo. Este, ainda permanece e é executado em empresas locais. Patrícia também aponta que observada pesquisa nacional que revela que o brasileiro não tem o hábito da leitura.

Os primeiros exemplares vieram do IEL – Instituto Estadual do Livro, mas a intenção é de que as pessoas possam também fazer suas doações para este banco de livros, além de ler durante o transporte, também poderão levar os livros para ler em casa e depois devolver e disponibilizar outros livros para benefício de outros, explica Patrícia.

Para o gerente da empresa de transporte público, Leandro Dombrowsk, a ideia foi bem aceita pela Vismar, que acabou investindo no projeto e produção dos expositores de acrílico instalados nos carros.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui