Justiça Eleitoral cancela mais de 2 milhões de títulos no país

0
389

Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência em três eleições consecutivas podem regularizar a situação em cartório eleitoral

A Justiça Eleitoral cancelou 2.486.495 títulos em todo o país de eleitores que não compareceram às urnas nem justificaram a ausência nos três últimos pleitos (cada turno é contabilizado como uma eleição).

A lista completa com o número de títulos cancelados por região, unidade da Federação e município pode ser conferida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Regularização

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, quem teve o título cancelado deverá pagar multa correspondente à ausência às urnas e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no cartório eleitoral de seu domicílio, levando documento de identificação oficial original, comprovante de residência recente e o título, se ainda o possuir.

Consequências

Se o seu título foi cancelado, afirma o TRE, o eleitor poderá ter impedimentos quanto a atos que exijam a quitação eleitoral, como: obtenção de passaporte, carteira de identidade e empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para: inscrição, nomeação em concurso público; e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Com informações do Portal R7

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here