Idoso morreu em decorrência de picada de inseto na última segunda-feira (28)

0
4635
Foto: Arquivo Pessoal

João Alberto Rizzon; 72 anos foi picado por um marimbondo. Idoso era alérgico e sofreu um choque anafilático em decorrência da picada.

Conforme informações de familiares, João Alberto colhia uvas na propriedade da família, na Linha Santo Henrique, na última segunda-feira (28) quando foi picado por um marimbondo no fim da tarde.

Sônia Oliveira, nora da vítima, relatou que assim que foi picado o idoso se escorou no arame da parreira e relatou ao filho que estava se sentindo ruim, vindo a cair de costas. Ela conta que o sogro estava com os remédios no bolso mas como a reação da picada é muito rápida a respiração fica comprometida e ele não teve tempo de tomar.

Ainda de acordo com os familiares, o idoso já havia sido picado outras duas vezes em ocasiões anteriores, porém a família conseguiu fazer o resgate rapidamente e a situação foi revertida. Desta vez no entanto, o local era mais longe da moradia.

João Alberto sofreu um choque anafilático, que é uma reação alérgica grave ao veneno do inseto, que atinge todo o corpo e compromete órgãos como coração, pulmões, rins e fígado.

Marimbondos, algumas espécies de formigas, vespas e, principalmente abelhas estão na lista dos insetos que mais causam reações alérgicas fatais. No Brasil, cerca de 15 mil casos de picadas de abelhas são registrados todos os anos. Em média, 150 pessoas morrem por choque anafilático provocado por picadas de insetos todo os anos no país. Milhares podem ter complicações e o estado geral de saúde afetado, como aconteceu com o Sr. João Alberto.

É importante ressaltar que qualquer picada de inseto provoca uma pequena reação alérgica com vermelhidão, inchaço e coceira no local da picada, no entanto, algumas pessoas podem apresentar uma reação alérgica mais grave que pode causar inchaço de todo o membro afetado ou de outros locais do corpo. Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica exagerada, chamada choque anafilático, e nesses casos é muito importante ir imediatamente ao hospital se surgirem sinais como:

  • Queda rápida da pressão arterial;
    Sensação de desmaio;
    Tonturas ou confusão;
    Inchaço do rosto e da boca;
    Extrema dificuldade em respirar.

João Alberto foi sepultado na terça-feira no Cemitério Público Municipal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here