Holmatro Rescue Experience: Bombeiros de São Marcos participaram de evento em Chapecó

0
790
Evento aconteceu em Chapecó nos dias 21 e 22 de maio. Fotos: Bombeiros de São Marcos/divulgação

Sargentos Geomir Alan Da Cás e Paulo Alexandre Hoff, do pelotão de São Marcos, estiveram presentes no evento da marca nos dias 21 e 22 de maio. Objetivo é fomentar a cultura do resgate veicular na América Latina. Só em 2019 São Marcos registrou 35 acidentes veiculares

Neste evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, manusear e praticar técnicas, usando as novas ferramentas da marca, em oficinas de cenários de acidentes veiculares bem próximos da realidade são-marquense, conforme relata Alan Da Cás. “Foram 2 dias de intensa prática e troca de conhecimento entre militares e civis de 17 estados brasileiros”, reforça o sargento da corporação de São Marcos.

Sargentos Alan e Hoff, de São Marcos, ao lado de colegas de profissão em SC

Com o objetivo de fomentar a cultura do Resgate Veicular na América Latina, contribuindo para a diminuição das vítimas fatais nas estradas e vias onde os bombeiros atuam, o Holmatro Rescue Experience se apresenta como um evento multidisciplinar, que transformará cada estação de treinamento em uma grande sala de aula, utilizando princípios internacionalmente indicados pelos novos protocolos do segmento. 

As oficinas do Experience serão estudos de casos reais replicados em três estações: Comando, Atendimento Pré-hospitalar (APH) e Técnicas de Salvamento Veicular Leve e Pesado. Neste contexto, o evento se fundamenta em apoiar guarnições e equipes, trazendo casos práticos para desenvolvimento da tomada de decisão sobre planos de desencarceramento, interação entre equipe médica e técnica, diferenciação entre tipos de estabilização e outros assuntos pertinentes ao tema.

“Suficientemente equipado, bombeiros de São Marcos já atenderam 35 acidentes veiculares só em 2019”

O Pelotão de São Marcos atendeu de janeiro até maio de 2019, 35 acidentes veiculares, desde quedas de moto, atropelamentos até vítimas presas às ferragens. “Estatisticamente falando, foi constatado que a maior incidência se deu nas quintas feiras, entre 18hs e 02hs”, revela Alan.

“Atualmente o pelotão de São Marcos encontra-se suficientemente equipado para atender este tipo de ocorrência, possuindo ferramentas da marca Holmatro, que atualmente podem se enquadrar entre as melhores, se não a melhor, marca do mundo”, diz o sargento.

Além do que já possui, o comandante do Pelotão, Ten Alexandre Machado, está analisando a possibilidade de compra de mais material para complementar e também mais cursos de especialização para todo o efetivo, tendo em vista ser uma necessidade urgente de aperfeiçoamento destas técnicas em face as constantes ocorrências na BR 116, aonde, conforme o comando, diariamente circulam todos os tipos de veículos, desde motos, veículos elétricos, blindados, até caminhões de grande capacidade de carga, aumentando os riscos de acidentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here