“Golpe da novinha” deixa no prejuízo “tiozinhos” de São Marcos

0
7419
Imagem ilustrativa

Criminosos usam as redes sociais se passando por jovens, trocam fotos sensuais com as vítimas e depois fazem as extorsões. Entenda o golpe que já “pegou” dezenas de são-marquenses

Nos últimos meses, estelionatários têm aplicado uma variedade de golpes pela região, mas um deles vem chamando a atenção da polícia: é o “golpe da novinha”, conhecido também como “golpe do nudes”.

Nesta modalidade de crime, o estelionatário cria um perfil feminino falso nas redes sociais, adiciona as vítimas e logo inicia uma conversa pelo bate-papo. É nesse momento que ambos começam a trocar fotos íntimas.

Em São Marcos, somente nos últimos dois meses, do dia 20/08/2020 até 20/10/2020 foram 27 registros de estelionato, conforme o delegado titular Rafael Keller. “Ainda pode ser que tenhamos outros casos registrados com outro enquadramento legal, em virtude da Delegacia Online, pois o próprio cidadão coloca. Temos registros, no mesmo período, de 10 crimes elencados como “outras fraudes”, que serão apurados pra definir o correto enquadramento, mas, todos ligados a fraudes”, revelou o delegado ao SMO.

Contudo, o número de casos em São Marcos pode ser bem maior, considerando as vítimas que não realizam registro por temor. A reportagem também conversou com dois advogados da cidade e informaram haver crescido de forma exponencial o número de clientes que caíram no “gole da novinha”.

Segundo eles, desesperadas, as vítimas, que são homens de 40 a 70 anos, acabam concordando com o “trato” e depositam altos valores. “Eles (criminosos) usam fotos e dados de uma pessoa comum, geralmente adolescentes que nem sabem que suas fotografias estão sendo usadas. Depois da troca de fotos, um outro criminoso aparece e começa a enviar mensagem dizendo ser pai da menina e que é policial civil. Ele promete denunciar a vítima para as autoridades, a não ser que pague pelo silêncio”, explicam os profissionais.

A polícia orienta as vítimas para que registrem os casos e dá dicas para não cair em golpes desse tipo:

  • Evite conversar, nos aplicativos de mensagens, com pessoas que você não conhece.
  • Não troque fotografias íntimas em aplicativos como WhatsApp e Messenger.
  • Não realize depósitos e transferências para desconhecidos.
  • Caso desconfie que esteja conversando com um golpista, procure a polícia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here