Forte frente fria avança sobre o Sul do Brasil

0
875
Foto: Campos entre São Marcos e Criúva com formação de geada. Arquivo SMO

Atenção! Nova frente fria muito forte passa pelo Sul do Brasil nos últimos dias de junho de 2019. O resfriamento deve ser bastante intenso e com risco de geada

Uma forte frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira, 25 de junho, com potencial para provocar ventania, chuva forte e acentuada queda da temperatura nos três estados. No fim da semana, outra frente fria traz mais vento e frio.

Terça-feira com ventania

Nesta terça-feira, 25 de junho, as pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer no oeste e sul do Paraná, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e por todo o Rio Grande do Sul. Mas no centro-oeste e sul gaúcho, o alerta é especial para tempestades.

Nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba, a nebulosidade aumenta nesta terça-feira, mas não há expectativa de chuva. O sol aparece e faz até calor.

Ventania

Há grande preocupação com a ocorrência de ventania na Região Sul nesta terça-feira, 15. As fortes rajadas de vento podem ocorrer por causa da passagem das nuvens de temporal, mas também mesmo sem estar chovendo. 

Esta frente fria que avança sobre a Região Sul vem associada com áreas de baixa pressão atmosférica intensas, com centro abaixo de 1000 hPa. Em Meteorologia, qualquer centro de baixa pressão atmosférica próximo ou abaixo de 1000 hPa é considerado perigoso e exige atenção especial dos meteorologistas que fazem previsão do tempo.

Previsão da pressão atmosférica na América do Sul em 25/6/19 às 9h (Brasília)

Na quarta-feira, 26 de junho, as áreas de instabilidade da frente fria provocam chuva em todas as regiões do Paraná e de Santa Catarina, mas no Rio Grande do Sul só deve chover um pouco na madrugada e manhã na serra e no planalto.

Temperatura em declínio

Junto com a chuva e a ventania, o Sul do Brasil também vai receber ar frio de origem polar nos próximo dias

O vento frio começa a ser sentido já nesta terça-feira, 25. A temperatura vai baixando no decorrer do dia no Rio Grande do Sul e noite já será fria para os gaúchos.

Na quarta-feira, 26, o ar frio de origem polar se espalha sobre a Região Sul e a temperatura cai em todos os estados.

Esfria mais ainda na quinta-feira, 27, e deve gear em grande parte do Rio Grande do Sul. 

Geada e recorde de frio em Porto Alegre

Com previsão de frio intenso para a quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27 de junho, Porto Alegre pode estabelecer novo recorde de frio para 2019. Atualmente, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, e menor temperatura em Porto Alegre este ano foi de 9,7°C em 23 de junho. Há condições para geada na Grande Porto Alegre.AtençãoNova frente fria muito forte passa pelo Sul do Brasil nos últimos dias de junho de 2019. O resfriamento deve ser bastante intenso e com risco de geada.

Fonte: Climatempo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here