Festa do Divino, em Criúva, passa a integrar Calendário Oficial de Caxias do Sul

0
1198
Foto: Angelo Batecini Junior -São Marcos Online / arquivo

Proposta foi aprovada pela Câmara Municipal na última semana. Em Criúva, há registros de mais de 200 anos de bandeiras do Divino trazidas pelos descendentes de açorianos

O projeto de lei é de autoria do vereador Elói Frizzo (PSB), e foi aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária realizada na última quinta-feira, dia 7 de novembro, em Caxias do Sul. Conforme o vereador, a inclusão facilita para os organizadores na aquisição de recursos junto ao Poder Público, promovendo maiores investimentos refletindo na economia e no desenvolvimento do turismo nas comunidades do interior.

Trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI, a Festa do Divino, uma das maiores expressões da devoção popular brasileira, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. Em Criúva, distrito caxiense, a tradicional celebração ao Divino Espirito Santo acontece sempre no mês de maio, reunindo milhares de devotos através da Fé. Gastronomia típica e ba música também integram a programação nos dias de hoje.

Em Criúva há mais de 200 anos tem registros de bandeiras do Divino trazidas pelos descendentes de açorianos, mas a Festa nasce com a criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em 1924. Anualmente é registrado a grande Festa que, a partir de 1971, com a chegado do Pe. Pedro Rizzon foi restaurada e ampliada, acontecendo também as novenas e uma preparação de visitas a famílias, estabelecimentos, cerca de dois meses antes do evento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here