Família pede doação de sangue para Lucimar Schonfeldt, internada com leucemia aguda

0
4771
Foto: Arquivo Pessoal

A servidora pública está internada desde a última sexta-feira (10) no Hospital Pompéia

Lucimar Silva Schonfeldt, 54 anos, está internada desde o dia 10 de janeiro no Hospital Pompéia em Caxias do Sul, conforme os familiares, ela foi diagnosticado com leucemia aguda na semana passada e imediatamente internada, desde então precisou realizar três transfusões de sangue.

A família está pedindo doações de qualquer tipo sanguíneo, para que possa ser reposto no estoque do Banco de Sangue. As doações podem ser feitas de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 7h às 12h no Banco de Sangue – localizado na Rua Garibaldi, 476 – 1º andar; Bairro Exposição. Na hora da doação é importante informar o nome de Lucimar Schonfeldt.

Ao São Marcos Online, o filho de Lucimar, Maikel Schonfeldt contou que a mãe foi diagnosticada com Leucemia na última sexta-feira (10), após a realização de alguns exames. “O primeiro exame constatou que seus leucócitos estavam em 190 mil, sendo que o normal é de 10 a 15 mil”, explicou.

Com o resultado do exame de sangue em mãos, Lucimar foi imediatamente internada em isolamento no hospital Pompéia para iniciar o tratamento.

Lucimar é funcionária pública e muito conhecida na comunidade são-marquense, por isso, a família pede que quem puder doar, que compareça ao Banco de Sangue e aos que não puderem, que enviem energias positivas e boas vibrações. Além diso, a família aproveita também para agradecer as orações e mensagens de apoio que vem recebendo.

Quem pode doar

Pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos)
– Menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis;
– Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
– É preciso pesar, no mínimo, 50 kg;
– O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum.

O que levar:
No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto. Pode ser: carteira de Identidade, cartão de Identidade de Profissional Liberal, carteira de trabalho, previdência social ou carteira de habilitação.

O que é leucemia aguda?

Leucemia aguda é um tipo de câncer originado na medula óssea. A medula óssea é uma estrutura gelatinosa que se encontra dentro dos ossos do nosso corpo e é responsável pela produção das células do sangue. Quando as células da medula se transformam em células malignas, surge a leucemia. As células da leucemia ocupam espaço dentro da medula e prejudicam a produção das células normais.

Portanto, além de causar sintomas pelo acúmulo dentro do osso, ocorre a baixa da produção das células no sangue.

Quais os sintomas?

Os sintomas variam conforme o nível de infiltração medular. Com a anemia, pode acontecer cansaço, fraqueza intensa, tontura e falta de ar. Com a queda de leucócitos ou glóbulos brancos ocorre um maior risco de infecções, que pode ser grave. No caso de queda de plaquetas, pode ocorrer maior risco de sangramento. Os sintomas podem se somar. Dor óssea e manifestações do sistema nervoso central também podem acontecer.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here