Falar sobre suicídio é necessário

0
99

A partir de hoje o Projeto Wida tem um espaço dentro do São Marcos Online e os profissionais abordarão assuntos relacionados a dependência química. A psicóloga Bruna Leôncio inicia falando sobre suicídio

Falar sobre o suicídio é necessário, porém pouco se fala sobre e relacionado a dependência química muito menos. O suicídio ao contrário da dependência é, muitas vezes, silencioso e a pessoa não busca ajuda, não compartilha com amigos os seus sentimentos. O dependente químico tem uma exposição maior em redes de compra ou no uso com amigos, seu isolamento pode ser menor que os demais casos, mas seu sofrimento é igual a qualquer outra pessoa.

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio pois cerca de 17% dos brasileiros em algum momento pensaram em tirar sua própria vida (https://www.setembroamarelo.org.br/). Falar sobre este tema é a melhor forma de desmistificar e evitar que esse índice aumente e que alguém que esteja ao nosso lado cometa suicídio, por isso é muito importante ficar atento aos sinais de isolamento, mudança abrupta de comportamento, histórico de doenças mentais como depressão, bipolaridade e transtorno de ansiedade e o uso descontrolado de qualquer substância química.

Nós do Projeto Wida nos importamos com a qualidade da saúde mental de todos nossos acolhidos, sendo que todos recebem semanalmente atendimento individual com psicóloga além de um grupo terapêutico e acompanhamento com psiquiatra.

Se você tem pensamentos suicidas, se sente angustiado, sem vontade de viver, com repetidos pensamentos sobre morte e formas de tirar sua vida, sente-se desmotivado e não tem animo de viver procure ajuda, sua vida é muito importante.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here