Encenação é ponto alto da celebração da Sexta-Feira Santa em São Marcos

0
854
Pela terceira vez consecutiva São Marcos realiza Via Sacra. Foto: São Marcos Online/arquivo

Entenda como é realizada e conheça os grupos que encenam a Via Sacra no Monte Calvário. Procissão acontece após a Missa na Matriz, às 15h

Pela terceira vez consecutiva São Marcos realiza a encenação da Via Sacra ao ar livre, no Monte Calvário. O monumento, em meio a natureza retrata a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, se tornando cenário perfeito para execução do teatro.

Conforme conta Tania Stedile, uma das pessoas envolvidas na organização da encenação, são cerca de 40 voluntários envolvidos diretamente na ação, desde a criação dos materiais e figurino utilizados até a interpretação dos personagens. A organização é liderada pela Paróquia de São Marcos com os grupos Cenáculo de Maria, EJA e Emaús.

“Usamos materiais confeccionados nos outros anos e que conseguimos comprar durante este tempo. As pessoas da comunidade são muito boas e apoiam nossas ideias, a medida que vamos imaginando algo a mais, pedimos e somos atendidos, com doações de material e mão de obra. Este ano também não está sendo diferente, você vai na costureira e diz o que quer e elas fazem sua doação de mão de obra”, explica agradecida a organizadora.

Tania explica que além dos grupos são muitas pessoas da comunidade envolvidas, famílias, amigos e profissionais.
“Para se ter uma ideia, o local que nos reunimos na sexta-feira de tarde antes da encenação, é a garagem de uma pessoa que nos acolhe fazem três anos, Rosanete Polidoro, que mora em frente ao Calvário e facilita para nos organizarmos” revela.

1ª encenação ocorreu em 2017. Foto: São Marcos Online/arquivo

Ela menciona os padres da Paróquia, destacando o incentivo do Padre Marciano Guerra, quando ainda atuava em São Marcos.

Já conforme o seminarista, Alexandre Paludo Bressiani, que está engajado na realização da encenação com os grupos, a novidade para este ano está na inserção das palavras da Campanha da Fraternidade nas cenas, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, percorrendo os passos de Jesus até o Monte Calvário.

“É um apelo e um chamado à reflexão à toda comunidade, buscando a construção de uma cultura de diálogo e de paz, sem violência e com mais tolerância, solidários e fraternos e comprometidos com os mais necessitados”, explica o seminarista.

A encenação acontece logo após a Missa na Matriz, que inicia às 15h, de onde parte procissão com a imagem do Cristo morto, até a entrada do Monte Calvário, quando inicia a encenação até o alto do monumento.




Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário
Por favor, coloque seu nome aqui