Em tempos de Pandemia: o ensinar e o aprender na Escola Maranhão se reinventa!

0
1140
Foto: Escola Maranhão | Divulgação

Nos deparamos com um cenário crítico, que acabou por abalar o mundo inteiro. E enquanto escola, o que podemos fazer para não deixar os alunos desamparados?

Após as determinações governamentais, de restringir as relações pessoais de ordem presencial, dentre elas a suspensão das aulas, a direção, professores e funcionários da Escola Maranhão reuniram e planejaram como se daria a continuidade da construção do neste período. Mesmo os alunos estando em suas casas em quarentena eles precisam continuar a estudar, o ano letivo está em pleno andamento. Por consenso, foi estipulado que as tecnologias digitais no formato de aulas à distância seria um meio para se alcançar a meta da continuidade dos estudos.

Redes sociais como Facebook e Instagran estão incluídos neste processo, assim como o APP Wattsapp e Sala de Aula Virtual. Em sua maioria, as turmas da escola já tinham organizado os seus grupos, até por trabalho que os docentes já estavam realizando utilizando com as suas turmas. As que ainda não tinha, os grupos foram criados. Os alunos das Séries Iniciais, inicialmente foram encaminhadas atividades em cópia física para casa, e no decorrer da semana foram criados os grupos com os pais dos alunos de 1º ao 5º ano.

Orientações preliminares apontam que a suspensão da aulas ocorrerão num período de 15 dias a contar de 19/03/2020. Considerando esta espaço de tempo, a escola organizou que o lançamento da atividades deveria ocorrem em dois momentos. Até para dar para o aluno a ideia de movimento, como tem na escola presencial, no dia a dia. O primeiro bloco de atividades foi disponibilizado no dia 20/03, os alunos tem um período de uma semana para realizá-las. O segundo está programado para ocorrer no dia 27/03. Dentre as atividades estão sendo organizadas vídeo aulas.

As atividades propostas são pensadas e elaboradas pelos professores que compõem o corpo docente da escola e estão de acordo com a relação de conteúdo de cada etapa escolar. As especificidades pedagógicas da Escola Maranhão também são relevantes neste momento.

A satisfação de acompanhar o desfecho das conversas dos alunos é gratificante, pois percebemos que eles estão sentindo-se muito atrativos e motivados pelas aulas à distância, relata a prof. Orientadora Caroline Prebianca.

No início desta semana foi lançado o seguinte desafio para os alunos:

Olá, alunos! Tudo bem?!

Vamos mostrar às pessoas que mesmo em casa, é possível dar continuidade aos estudos?

Então propomos o seguinte: faça uma foto ou um pequeno vídeo de algum momento em que você esteja realizando as tarefas que os profes solicitaram e nos enviem no WhatsApp da escola. Conforme os envios, publicaremos no Facebook da escola. Topa mais esse desafio?!

No início destes acontecimentos até ficamos com um pouco de receio se estas novas ideias iram prosperar, se a comunidade escolar iria entender a necessidade e importância deste novo jeito de caminhar dentro da escola. Mas quão grande foi a nossa alegria quanto percebemos que todas as ideias colocadas em práticas estavam fluindo. Os alunos e as famílias, mesmo estando longe da escola, estavam engajados em continuar os estudos, afirma a Diretora da Escola, prof. Gisele Rizzon. Ainda segundo ela, é necessário mencionar o trabalho realizado por toda a equipe de professores, envolvidos e comprometidos em criar situações de aprendizagem para os alunos neste períodos, assim como em vídeos e interações que ajudam a tensões destes tempos se minimizem.

A Escola Maranhão, se engrandece em poder disseminar experiências de sucesso como estas, e por meio delas afirmar que possível adaptar-se às mudanças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here