Em São Marcos, tapetes ficam expostos até o domingo (23)

0
597
Celebração de Corpus Christi em São Marcos - 2019

Neste dia 20 de junho, feriado de Corpus Christi, aconteceu mais uma edição da tradicional celebração à Eucaristia, com a confecção dos tapetes, missa e procissão. O São Marcos Online participou mais uma vez, buscando a valorização da cultura local. É o que você confere neste vídeo. Curta e compartilhe para que seus amigos também vejam as melhores imagens desta grande manifestação de Fé!

Posted by São Marcos Online - Portal de Notícias on Friday, June 21, 2019

Campestre da Serra e Criúva também tiveram celebrações de Corpus Christi. Confira como foi a movimentação na região

O dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 20 de junho uniu milhares de fiéis em procissão em diversas cidades da Serra, levando cor e beleza às ruas, enfeitadas com tapetes feitos artesanalmente desde as primeiras horas da madrugada.

Ainda era escuro quando os primeiros fiéis iniciaram a construção dos tapetes de serragem de Corpus Christi em São Marcos. Durante a manhã ainda era grande o movimento de pessoas, acertando os detalhes, desenhando figuras católicas consagradas e imagens evocando paz e religiosidade.

Foram 49 tapetes confeccionados. “Os desenhos escolhidos um a um, respeitando os temas – Campanha da Fraternidade, O Ano do Batismo, O Mês Missionário e Eucaristia – e a cor padronizada da serragem fez toda a diferença para que os tapetes possam ser observados no conjunto e não apenas individualmente”, comenta o diretor de cultura e turismo de São Marcos, Ronaldo Giotti.

Conforme a organização, cerca de 4 mil pessoas participaram da missa campal, realizada na Igreja Matriz seguida da tradicional procissão ao redor da Praça Dante Marcucci. Os fiéis também foram convidados a fazerem a doação de um quilo de alimento não perecível para serem doados à instituições assistenciais do município. Conforme a paróquia, ainda não é possível estimar quantos quilos de alimentos foram arrecadados.

“Percebemos uma grande participação, logo pela manhã tivemos grande envolvimento, fizemos um alongamento e iniciamos a confecção dos tapetes, 48 ao redor da praça e um maior em frente à Igreja, lembrando o Corpo e o Sangue de Cristo, além dos tapetes feitos pelas crianças”, descreve o pároco Tadeu Libardi.

O padre destaca a participação dos visitantes, mutas pessoas de outras cidades vieram para São Marcos prestigiar a celebração.

“Os alimentos doados com muito carinho vão ajudar muita gente, agradecemos aos meios de comunicação e à população que participou, aos nosso artistas que fizeram estas obras de arte lembrando a Eucaristia”, destaca Libardi.

Os tapetes seguem expostos até domingo (23) no entorno da Praça Dante Marcucci, no centro de São Marcos.

Em Campestre da Serra e Criúva, tapetes foram feitos com roupas e alimentos

Foto: Paróquia de Campestre da Serra

Conforme assessoria da Paróquia Nsª Senhora Auxiliadora, em Campestre foram 53 tapetes que ficarão expostos até este sábado (22). Alguns já foram retirados por terem sido feitos para doação, com roupas e alimentos.

Em torno de 1 mil pessoas prestigiaram a celebração no município e cerca de 200 participaram da confecção dos tapetes. São 11 comunidades vinculadas à paróquia e que estiveram atuando este ano.

Diversos estabelecimentos comerciais, prefeitura, conselho tutelar e movimentos da Igreja fizeram o Corpus Christi em Campestre da Serra.

Em Criúva, distrito de Caxias do Sul, conforme o padre Mario Pereira, que está à frente da Paróquia Nsª Senhora do Carmo a celebração foi intensa e teve a participação de aproximadamente 200 pessoas, mas devido à serração que havia na região os tapetes foram feitos dentro da igreja e a procissão aconteceu na rua.

Tanto em Campestre quanto em Criúva, os tapetes feitos com donativos serão destinado a entidades assistenciais.

Foto: Paróquia de Criúva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here